MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro

Authors

Keywords:

Escola Nova, Método de Projetos, Saber profissional

Abstract

Este texto traz considerações sobre uma pesquisa de doutoramento que envolve os saberes profissionais (BORER, 2017), ilustrados nos saberes a e para ensinar, apropriações (CHARTIER, 1990), ilustram uma matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017), do professor que ensina matemática, no período da Escola Nova e o Método ou Sistema de Projetos. Busca, ainda que inicialmente, responder à questão: quais saberes para ensinar matemática devem conhecer o professor primário para utilizar do método de projetos no período da Escola Nova? Em perspectiva histórica (DE CERTEAU, 1988), considera a cultura escolar (JULIA, 2000) e suas apropriações. Considera-se finalmente, que os saberes para ensinar matemática que o professor deveria conhecer seriam aqueles que envolvessem a psicologia e a sociologia educacional. Quanto a matemática presente, percebe-se que possui um caráter de ferramenta para confecção do projeto a ser realizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivone Lemos da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Instituição Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Guarulhos, SP, Brasil.

References

AZEVEDO, F. A função da Escola Primária. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. São Paulo, p. 15-16. 1934. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/andle/12456789/133620 >. Acesso em 02 mar. 2022.

BASTOS, A. A. Systema de “Projectos” - A Casa. Revista de Educação. São Paulo, v. 03- p. 311-316, 1928. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209802 >. Acesso em 06 mar. 2022.

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

BIN, A. C. Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos. 2012. Dissertação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

BORER, L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 173-200.

BRASIL. Decreto n. 5884 de 21 de abril de 1933. São Paulo, 1933, p. 1-15. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157172>. Acesso em: 02 mar. 2022.

BRASIL. Programa de Matemática. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115967 >. Acesso em 05 mar. 2022.

BRASIL. Programa dos cursos regulares e extraordinários do Instituto de Educação. São Paulo, 1936. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115962 >. Acesso em 05 mar. 2022.

CATANI, D. B. A imprensa periódica nacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia. V.10, jul.-dez. 1996, p. 115-130. Disponível em < https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928 >. Acesso em: 05 mar. 2022.

CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Portugal, Difusão Editorial, 2ª ed., 1990.

DE CERTEAU, M. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

ESCOBAR, J. R. Esquema do Método de Projetos. Revista do Professor. São Paulo, ano I, n. 04, jun-jul. 1934. Disponível em: < http://memoria.bn.br/docreader/Docreader.aspx?bib=145335&pagfis=86 >. Acesso em 28 fev.

LOURENÇO FILHO, M. Introdução ao Estudo da Escola Nova. 3ª ed. São Paulo. Melhoramentos. 1930.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de Gisele Souza. Revista Brasileira de Educação, Campinas, SP, n. 01, jan-fev, 2001, p. 09-43. Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf >. Acesso em 05 mar. 2022.

HOFSTETTER, R. SCHNEUWLY, B. Saberes um tema central para as formações do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. Saberes em (trans) formação: um tema central na formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

MACIEL, P. R. C. A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O Método de Projetos de Maria dos Campos Reis. Revista Tangram, Rio de Janeiro, v. 04, n. 03, p. 1-19, jul.-set. 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225039>. Acesso em: 02 mar. 2022.

NEVES, M. C. V. P.; COUTINHO, A. E. Sugestões para um projeto. Revista A Escola Primária. Rio de Janeiro, Ano XVIII, v. 01, 1934. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209802 >. Acesso em: 02 mar. 2022.

PENTEADO JUNIOR. O. A. Systema de Projetos. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. 1936. p. 15-16. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133620 >. Acesso em: 01 mar. 2022.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-193, mai-ago, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: 02 mar. 2022.

Published

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 124     PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

How to Cite

ROCHA, I. L. da . MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/109. Acesso em: 21 nov. 2024.