MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro

Autores/as

Palabras clave:

Escola Nova, Método de Projetos, Saber profissional

Resumen

Este texto traz considerações sobre uma pesquisa de doutoramento que envolve os saberes profissionais (BORER, 2017), ilustrados nos saberes a e para ensinar, apropriações (CHARTIER, 1990), ilustram uma matemática para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017), do professor que ensina matemática, no período da Escola Nova e o Método ou Sistema de Projetos. Busca, ainda que inicialmente, responder à questão: quais saberes para ensinar matemática devem conhecer o professor primário para utilizar do método de projetos no período da Escola Nova? Em perspectiva histórica (DE CERTEAU, 1988), considera a cultura escolar (JULIA, 2000) e suas apropriações. Considera-se finalmente, que os saberes para ensinar matemática que o professor deveria conhecer seriam aqueles que envolvessem a psicologia e a sociologia educacional. Quanto a matemática presente, percebe-se que possui um caráter de ferramenta para confecção do projeto a ser realizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivone Lemos da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Instituição Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Guarulhos, SP, Brasil.

Citas

AZEVEDO, F. A função da Escola Primária. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. São Paulo, p. 15-16. 1934. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/andle/12456789/133620 >. Acesso em 02 mar. 2022.

BASTOS, A. A. Systema de “Projectos” - A Casa. Revista de Educação. São Paulo, v. 03- p. 311-316, 1928. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209802 >. Acesso em 06 mar. 2022.

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

BIN, A. C. Concepções de conhecimento e currículo em W. Kilpatrick e implicações do método de projetos. 2012. Dissertação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

BORER, L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 173-200.

BRASIL. Decreto n. 5884 de 21 de abril de 1933. São Paulo, 1933, p. 1-15. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157172>. Acesso em: 02 mar. 2022.

BRASIL. Programa de Matemática. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115967 >. Acesso em 05 mar. 2022.

BRASIL. Programa dos cursos regulares e extraordinários do Instituto de Educação. São Paulo, 1936. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115962 >. Acesso em 05 mar. 2022.

CATANI, D. B. A imprensa periódica nacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia. V.10, jul.-dez. 1996, p. 115-130. Disponível em < https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928 >. Acesso em: 05 mar. 2022.

CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Portugal, Difusão Editorial, 2ª ed., 1990.

DE CERTEAU, M. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

ESCOBAR, J. R. Esquema do Método de Projetos. Revista do Professor. São Paulo, ano I, n. 04, jun-jul. 1934. Disponível em: < http://memoria.bn.br/docreader/Docreader.aspx?bib=145335&pagfis=86 >. Acesso em 28 fev.

LOURENÇO FILHO, M. Introdução ao Estudo da Escola Nova. 3ª ed. São Paulo. Melhoramentos. 1930.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de Gisele Souza. Revista Brasileira de Educação, Campinas, SP, n. 01, jan-fev, 2001, p. 09-43. Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf >. Acesso em 05 mar. 2022.

HOFSTETTER, R. SCHNEUWLY, B. Saberes um tema central para as formações do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R. Saberes em (trans) formação: um tema central na formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

MACIEL, P. R. C. A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O Método de Projetos de Maria dos Campos Reis. Revista Tangram, Rio de Janeiro, v. 04, n. 03, p. 1-19, jul.-set. 2021. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225039>. Acesso em: 02 mar. 2022.

NEVES, M. C. V. P.; COUTINHO, A. E. Sugestões para um projeto. Revista A Escola Primária. Rio de Janeiro, Ano XVIII, v. 01, 1934. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209802 >. Acesso em: 02 mar. 2022.

PENTEADO JUNIOR. O. A. Systema de Projetos. Revista Boletim da Secretaria da Educação e Saúde do Estado de São Paulo. 1936. p. 15-16. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133620 >. Acesso em: 01 mar. 2022.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-193, mai-ago, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: 02 mar. 2022.

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 124     PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

Cómo citar

ROCHA, I. L. da . MÉTODO DE PROJETOS, ESCOLA NOVA E OS SABERES PROFISSINAIS: saberes que importam ao professor que ensina matemática conhecer, década de 1920-1930, São Paulo e Rio de Janeiro. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/109. Acesso em: 21 nov. 2024.