O CONTEÚDO DE CÂMBIO E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1960 A 2020
Keywords:
Matemática Financeira, Câmbio, Livro DidáticoAbstract
O trabalho, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, iniciado em setembro de 2022, em uma Universidade do Estado do Paraná, no âmbito da História das Disciplinas Escolares, tem como objetivo entender a trajetória do conteúdo referente a câmbio, que foi abordado na disciplina de Matemática Financeira nos cursos técnicos e superiores. A pesquisa ocorrerá através de análise de livros e de documentos oficiais da educação, sob a luz da história cultural e das História das Disciplinas escolares. Esse entendimento perpassa pela hipótese de que o conteúdo tenha sofrido mudanças na forma como foi abordado nos livros de Matemática e de Matemática Financeira, entre os anos de 1960 a 2020, devido a fatores externos, entre os quais econômicos e tecnológicos que tiveram influência sobre a forma de abordagem do conteúdo. Ao final desta pesquisa espera-se entender como o assunto de câmbio foi abordado em livros ao longo dos anos.
Downloads
References
ALVES, A. M. M.. Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995). Paradigma, V. XXVI, nº 2, p.1-12, diciembre de 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190768/4788-11662-1-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 ago. 2021.
AZEVEDO, S. dos S. Educação financeira nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34457. Acesso em: 23 out. 2021.
BATISTA FILHO, V. A. A matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio: uma análise das obras indicadas pelo programa nacional do livro didático 2018. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente, Corrente, 2017. Disponível em: https://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579. Acesso em: 23 out. 2021.
CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 12ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1942.
CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 19ª edição. São Paulo: Editôra Atlântica Ltda. 1958.
CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 20ª edição. São Paulo: Editôra Anhanguera Ltda. 1958.
CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 26ª edição. 1ª edição revisada e atualizada pelo prof. Fábio de Mello. São Paulo: “LISA” – Livros Irradiantes S.A. 1966.
CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 26ª edição. 3ª edição revisada e atualizada pelo Prof. Fábio de Mello. São Paulo: “LISA” – Livros Irradiantes S.A. 1970.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação E Pesquisa, v.30 ,n.3, p. 549-566, 2004.
DIAS, D. P.; GABAN, A. A. Educação financeira nos livros didáticos de matemática do ensino médio. TANGRAM - Revista de Educação Financeira - v. 2, n. 1, p. 67-78, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825. Acesso em: 23 out. 2021.
GABAN, A. A.; DIAS, D. P. Educação financeira e o livro didático de matemática: uma análise dos livros aprovados pelo PNDL 2015. XII Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades., 2016, São Paulo, Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8243_4039_ID.pdf. Acesso em 01 dez. 2020.
GOODSON, I. La construcción social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación. Madri, n. 295, p. 7-37, may-ago, 1991.
HOLZKNECHT, L. Matemática comercial e financeira: didática e profissional. 1. Ed. São Paulo: Resenha Tributária LTDA, 1972.
MONTELLA, M. Descomplicando a economia: 300 perguntas e respostas. 2. ed. São Paulo: Clube de autores, 2013.
ROSSI, P. Taxa de câmbio e política cambial no Brasil: teoria, institucionalidade, papel da arbitragem e da especulação. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2016.
SANDRONI, P. Dicionário de economia do século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.
SANTOS, T. B. Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 2017, 204 p. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25196. Acesso em: 23 out. 2021.
SILVA, A. D. P. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? 2018, 201 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32841. Acesso em: 23 out. 2021.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 151 PDF (Português (Brasil)) downloads: 82