O CONTEÚDO DE CÂMBIO E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1960 A 2020

Autores/as

Palabras clave:

Matemática Financeira, Câmbio, Livro Didático

Resumen

O trabalho, oriundo de uma pesquisa de Iniciação Científica, iniciado em setembro de 2022, em uma Universidade do Estado do Paraná, no âmbito da História das Disciplinas Escolares, tem como objetivo entender a trajetória do conteúdo referente a câmbio, que foi abordado na disciplina de Matemática Financeira nos cursos técnicos e superiores. A pesquisa ocorrerá através de análise de livros e de documentos oficiais da educação, sob a luz da história cultural e das História das Disciplinas escolares. Esse entendimento perpassa pela hipótese de que o conteúdo tenha sofrido mudanças na forma como foi abordado nos livros de Matemática e de Matemática Financeira, entre os anos de 1960 a 2020, devido a fatores externos, entre os quais econômicos e tecnológicos que tiveram influência sobre a forma de abordagem do conteúdo. Ao final desta pesquisa espera-se entender como o assunto de câmbio foi abordado em livros ao longo dos anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita Ferreira da Silva Bruguer, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do Curso Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranaguá, Paraná, Brasil.

Liceia Alves Pires, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Educação pela PUC-PR. Professora da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá, Paraná, Brasil.

Sérgio Candido Gouveia Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus Vilhena, Rondônia, Brasil.

Citas

ALVES, A. M. M.. Prefácios de livros didáticos de matemática: uma possível leitura da história da matemática escolar no Brasil (1943 - 1995). Paradigma, V. XXVI, nº 2, p.1-12, diciembre de 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190768/4788-11662-1-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 ago. 2021.

AZEVEDO, S. dos S. Educação financeira nos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34457. Acesso em: 23 out. 2021.

BATISTA FILHO, V. A. A matemática financeira nos livros didáticos do ensino médio: uma análise das obras indicadas pelo programa nacional do livro didático 2018. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí - Campus Corrente, Corrente, 2017. Disponível em: https://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/579. Acesso em: 23 out. 2021.

CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 12ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1942.

CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 19ª edição. São Paulo: Editôra Atlântica Ltda. 1958.

CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 20ª edição. São Paulo: Editôra Anhanguera Ltda. 1958.

CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 26ª edição. 1ª edição revisada e atualizada pelo prof. Fábio de Mello. São Paulo: “LISA” – Livros Irradiantes S.A. 1966.

CARVALHO, C. Aritmética comercial e financeira. 26ª edição. 3ª edição revisada e atualizada pelo Prof. Fábio de Mello. São Paulo: “LISA” – Livros Irradiantes S.A. 1970.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação E Pesquisa, v.30 ,n.3, p. 549-566, 2004.

DIAS, D. P.; GABAN, A. A. Educação financeira nos livros didáticos de matemática do ensino médio. TANGRAM - Revista de Educação Financeira - v. 2, n. 1, p. 67-78, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8825. Acesso em: 23 out. 2021.

GABAN, A. A.; DIAS, D. P. Educação financeira e o livro didático de matemática: uma análise dos livros aprovados pelo PNDL 2015. XII Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades., 2016, São Paulo, Anais... Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8243_4039_ID.pdf. Acesso em 01 dez. 2020.

GOODSON, I. La construcción social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación. Madri, n. 295, p. 7-37, may-ago, 1991.

HOLZKNECHT, L. Matemática comercial e financeira: didática e profissional. 1. Ed. São Paulo: Resenha Tributária LTDA, 1972.

MONTELLA, M. Descomplicando a economia: 300 perguntas e respostas. 2. ed. São Paulo: Clube de autores, 2013.

ROSSI, P. Taxa de câmbio e política cambial no Brasil: teoria, institucionalidade, papel da arbitragem e da especulação. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

SANDRONI, P. Dicionário de economia do século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.

SANTOS, T. B. Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 2017, 204 p. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25196. Acesso em: 23 out. 2021.

SILVA, A. D. P. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? 2018, 201 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32841. Acesso em: 23 out. 2021.

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 151     PDF (Português (Brasil)) downloads: 82

Cómo citar

BRUGUER, T. F. da S. .; PIRES, L. A.; GOUVEIA NETO, S. C. . O CONTEÚDO DE CÂMBIO E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS ENTRE OS ANOS DE 1960 A 2020. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/116. Acesso em: 22 nov. 2024.