A PRODUÇÃO DE UM INVENTÁRIO SOBRE AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA ENTRE O ANO DE 1925 ATÉ A DÉCADA DE 1980
Palabras clave:
Inventário, Bahia, Formação de professoresResumen
Neste texto, apresenta-se a produção de um inventário sobre as instituições de formação de professores na Bahia entre o ano de 1925 até a década de 1980, realizado por meio de um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, no biênio 2018-2019. Para tanto, fez-se uma busca no site do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e em sites de ferramentas de pesquisa, como o Google. Pelo inventário, constatou-se que há, ainda, uma gama de instituições educacionais baianas que necessitam de uma investigação histórica em relação à formação do professor primário, em especial, sobre o seu ensino de matemática.
Descargas
Citas
LANDO, J. C. Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
LIMA, E. B. (Coord.). Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980. Projeto de pesquisa submetido ao Edital da Chamada Universal MCTI/CNPQ n. 01/2016.
MORAIS, J. F. S.; PRADO, G. V. T. Inventário: organizando os achados de uma pesquisa. EntreVer - Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 137-154, 2011.
NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, n.4, p. 109-139, 1991.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
PRADO, G. V. T.; FRAUENDORF, R. B. S.; CHAUTZ, G. C. C. B. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 532-547, maio/ago. 2018.
REIS JÚNIOR, D. O. O uso de inventários na pesquisa histórica. Cadernos de Cultura e Ciência, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato - CE, vol. 1- n. 1, p. 95-101, nov. 2006.
VALENTE, W. R. Os movimentos da matemática na escola: do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática? Pensar A Educação em Revista, Curitiba/belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 3-23, abr./jun. 2016.
VIDAL, D. G. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta, FIGUEIREDO, Luciano e GREIVAS, Cynthia (org.). 500 anos de educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 120 PDF (Português (Brasil)) downloads: 105