INSTRUMENTALIZAÇÃO MEDIANTE CERTEAU: possibilidades em história da produção curricular em matemática
Palabras clave:
história da educação, Fundamentação teórica, CerteauResumen
Com o objetivo de desenvolver a pesquisa com o Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro, de identificar através da análise as mudanças curriculares contidas nele, focando na produção curricular de matemática, torna-se necessário para operacionalizar a pesquisa e torná-la viável o uso de uma fundamentação teórica concisa. Nesse sentido, essa proposta de pesquisa visa demonstrar como o uso da obra e conceitos de Certeau tem o poder de potencializar a pesquisa oferecendo instrumentos para que ela se torne executável. Seguiu-se a tentativa de exemplificar as possibilidades de uso dos conceitos e métodos de Certeau em pesquisas na história da educação matemática, em específico da reformulação curricular das décadas de setenta e oitenta pela produção dos cadernos pedagógicos do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras chave: Certeau; fundamentação teórica; história da educação
Descargas
Citas
DE CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 3ª edição. Petropólis: Vozes, 1998.
FARIA, L. C. M.; LOBO, Yolanda. Identidade e campo de produção: o laboratório de currículos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (1975-1979). XXVIII Reunião Anual da ANPED, Caxambú. Anais..., 2005. p. 1-14.
GIARD, L. História de uma pesquisa. In: De CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. v.I, p. 9-32.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 139 PDF (Português (Brasil)) downloads: 87