A CIRCULAÇÃO DE SABERES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: estudos da documentação do arquivo pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA)
Palabras clave:
Formação de professores, Ubiratan D'Ambrosio, Ciências e MatemáticaDescargas
Citas
BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. Trad. Nilo Odalia. 2ª ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.
CHARTIER, R. (Org.). La correspondance: les usages de la lettre au XIXe. siècle. Paris: Fayard, 1991.
D’AMBROSIO, U. Uma síntese do Programa Experimental de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP/OEA/MEC (1975 a 1984). In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 56-84.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Breve história da Educação Matemática enquanto
campo profissional e científico. In: FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. (Orgs.) Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, p. 15-40, 2007.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano editora, 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo, EPU, 1986.
MEGIB NETO, J. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 98-139.
MIRANDA, G. A. Passos embrionários da pesquisa em Educação Matemática no Brasil:
personagens e produções do primeiro mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da
Unicamp. Anais do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática,
Pirenópolis: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-12, 2015.
NARDI, R. A pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil, o ensino de ciências e as licenciaturas na área: encontros e desencontros. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n, 30, p. 53-67, 2011. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/1098. Acesso em: 4 de março de 2024.
NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
VALENTE, W. R. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para
pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. Revista Paradigma, Venezuela, Vol. XLIV, p. 277-296, 2023.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 46