UMA ÁLGEBRA A ENSINAR NA ESCOLA COMPLEMENTAR CATARINENSE

perspectivas preliminares

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Complementar, Álgebra, História da educação matemática

Resumen

No âmbito catarinense o ensino complementar assume a perspectiva de uma formação para comple(men)tar o ensino primário, fazendo parte deste, além de formar professores para escolas do interior que, posteriormente, poderiam continuar sua formação na Escola Normal. É possível observar a presença do ensino de Álgebra, o que nos leva a buscar compreender os primeiros elementos de uma Álgebra a ensinar para o ensino complementar no estado de Santa Catarina entre 1911 e 1930. Com viés sócio-histórico da constituição e objetivação de saberes a ensinar e na história da disciplina escolar, foram desenvolvidas análises sobre documentos oficiais e notícias do âmbito brasileiro que dialogassem com o tema, bem como produções que contassem um pouco da história da Escola Complementar de outros estados.Observamos que este ensino assume diferentes perspectivas no âmbito brasileiro e que, em Santa Catarina, o ensino de Álgebra ia até as equações do 1º grau e sistemas lineares.

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Biografía del autor/a

Jeremias Stein Rodriguês, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2021-05-03

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Cómo citar

RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A. da. UMA ÁLGEBRA A ENSINAR NA ESCOLA COMPLEMENTAR CATARINENSE: perspectivas preliminares. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/37. Acesso em: 25 nov. 2024.

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