FEIRAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
contribuições para o desenvolvimento profissional de professores
Palabras clave:
Feiras de matemática, Desenvolvimento profissional, Práticas docentesResumen
Esse projeto de pesquisa consiste em uma investigação das práticas de professores que ensinam matemática nos Anos finais do Ensino Fundamental mobilizadas por realização de Feiras de Matemática na perspectiva do desenvolvimento profissional. Para isso temos como objetivo geral: Analisar as Feiras de Matemática do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo como espaço de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Para auxiliar esta investigação nos utilizaremos da abordagem de pesquisa qualitativa na perspectiva de estudo de caso com realização de entrevistas aos partícipes da pesquisa. Nosso fio condutor será o questionamento: Em que termos as práticas docentes mobilizadas em Feiras de Matemática do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo contribuem para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática?
Descargas
Citas
BALDINI, L. A. F. Elementos de uma comunidade de prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de matemática na utilização do software GeoGebra. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
BIEMBENGUT, M. S.; ZERMIANI, Vilmar. J. Feiras de Matemática: história das ideias e ideias da história. Blumenau: Legere/Nova Letra, 2014.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora; Campinas, SP: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005. 224 p.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. LEITE, Silvana C. 9 ed. São Paulo: Cortez. 2011.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MADEIRA, M. Z. A.; LIMA, M. G. S. B. O significado da prática docente na constituição do saber ensinar das professoras do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2010 Jan-Mar; 19(1): 70-7. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/XmpGHFfyLk8fwwkzBXNjBnm/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 29 jun. 2021.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, v. 83, n. 3322.3222, 2011.
OLIVEIRA, F.P.Z.; PIEHOWIACK, R., ZANDAVALLI, C. Gestão das feiras de matemática: em movimento e em rede. In: HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira et al (Orgs). Feiras de matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau/IFC, 2015.
PONTE, J. P. da. Estudos de caso em educação matemática. 2006. Disponível em:https://bit.ly/1pt3ThV. Acesso em: 21 set. 2020.
SILVA, K. M. A. Et al. Abordagem CTS no ensino médio: um estudo de caso da prática pedagógica de professores de biologia. 2010. Dissertação. 161 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)-Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010..
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16, ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5º ed., Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 170 PDF (Português (Brasil)) downloads: 122