A ÁLGEBRA PARA O ENSINO COMPLEMENTAR DE SANTA CATARINA A PARTIR DA “ALGEBRA ELEMENTAR” DE ANTONIO TRAJANO
Palavras-chave:
Saberes a ensinar, Matemática do ensino de Álgebra, História da educação matemáticaResumo
A Escola Complementar catarinense surge a partir da criação dos Grupos Escolares no estado, como forma de possibilitar a continuidade do ensino, preencher uma lacuna existente e formar professores para regiões afastadas da capital. O programa do ensino complementar se torna o precursor do ensino de Álgebra na formação primária, sendo o livro “Algebra Elementar” de Antonio Trajano indicado para esse ensino em um parecer. A partir disso, tomando como base o aporte teórico-metodológico da historiografia, da matemática do ensino e dos saberes a ensinar, buscamos compreender elementos da Álgebra a ensinar que se estabelece ao analisarmos o livro de Trajano, sendo corroborada pelo programa adotado na instituição. Foi possível observar que a Álgebra que se institui utiliza de simbologia algébrica para a determinação de valores desconhecidos e a generalização, superando as limitações da Aritmética nesse processo, além de construir o conhecimento por etapas, partindo do simples para o complexo.
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