O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Frações, Imagem, Movimento da Matemática Moderna, Visualidade

Resumo

Quais imagens para ensinar frações estavam presentes em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização ao tempo da Matemática Moderna? Tendo esta pergunta para direcionar o debate pretende-se, neste Projeto de Pesquisa, discorrer acerca da maneira com que as imagens para ensinar frações são apresentadas e representadas em livros didáticos para os primeiros anos de escolarização no período histórico já anunciado. Para tanto, selecionamos livros didáticos representativos da época, todos para a 4ª série. São eles: Matemática – 4ª série (S/D); Ensino Moderno da Matemática - NEDEM;  Coleção Estrada Iluminada - Canto da Minha Terra;  Curso Moderno de Matemática Para o Ensino de 1º grau - GRUEMA. Procuraremos, estudando todas essas obras, verificar se as representações por meio de imagens para ensinar frações, que esses livros trazem, seguem uma vulgata (CHERVEL, 1990) ou um padrão prototípico. Numa perspectiva histórica, a relevância deste trabalho é discutir o uso de imagens para ensinar frações como um saber de referência para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Bertoldo, UFPR - Setor Palotina

Mestrando em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECENTE) pela Instituição UFPR – Setor Palotina. Professor na prefeitura municipal de Toledo.

Bárbara Winiarski Diesel Novaes, UFPR - Setor Palotina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, Toledo, Paraná, Brasil. 

Referências

ARRUDA, H. D.; YAREMTCHUK, G.; MARTINS, C. T., Ensino moderno da matemática. NEDEM, v. 4, 1975. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/ 123456789/219789. Acesso em: maio de 2023.

BURKE, P. E. The uses of images as historical evidence. London: Reaktion books; 2001.

CESANA, A.; SILVA, C. M. S. Uma análise de imagens contidas no Tratado L`Vale della Squadra de Ottávio Fabri. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 33 – 53, nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82048. Acesso em: maio de 2023.

CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229.

DALCIN, A. Visualidade, concretude: do desenho na areia à realidade aumentada. Educação Matemática em Revista – RS, v. 2, n. 22, p. 147 – 159, 2021.

DEL POZO ANDRÉS, M. D.; BRASTER, S. The visual turn in the history of education. origins, methodologies, and examples. In: FITZGERALD, T. Handbook of historical studies in education. Springer International. Hanbook of Education. p. 894 – 907, 2019.

FLORES, C. R. Ensinar e pesquisar entre a matemática, a história, a arte e a visualidade. In: MENDES, I., CHAQUIAM, M.; ROCHA, M. L. Itinerários intelectuais entre o ser e o estar. 1. ed. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2022, p. 341 - 380.

FLORES, C. R.; CASSIANE S. Tendências contemporâneas nas pesquisas em educação matemática e científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2013.

FLORES, Claudia R. Cultura visual, visualidade, visualização matemática: balanço provisório, propostas cautelares. Zetetike, São Paulo, v. 18, p. 271-294, 2010.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: VALENTE, W.R.; HOFSTETTER, R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

SANTIAGO JUNIOR, F.C.F. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019.

LIBERMAN, M. P.; SANCHES, L. B. Curso moderno de matemática para o ensino de 1º grau – guia do professor. 4ª série, v. 4, 1975. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/ handle/123456789/208851. Acesso em: maio de 2023.

NOVAES, B. W. D.; PINTO, N. B. Estudos recentes sobre frações no campo da história da educação matemática: avanços e desafios. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1–20, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n5a09. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3081. Acesso em: 6 dez. 2022.

PAULO, R. M. O significado epistemológico dos diagramas na construção do conhecimento matemático e no ensino de matemática. 2006. xi, 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102144. Acesso em: 6 dez. 2022.

SANGIORGI, O. Matemática. 4ª série, (s.d.). Disponível em: https://repositorio. ufsc.br/xmlui/handle/ 123456789/160299. Acesso em: maio de 2023.

THOFEHN, C. C.; CUNHA, N. Canto da minha terra. Coleção Estrada Iluminada. 4º ano primário, v. 4, 14 ed., 1961. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/ handle/123456789/163849. Acesso em: maio de 2023.

VALENTE, W.R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis/SC, v. 2, n. 1, p.28-49, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 210     pdf downloads: 75

Como Citar

BERTOLDO, J. P.; NOVAES, B. W. D. O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/245. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)