AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE JI-PARANÁ/RO: um olhar sobre o ensino da matemática

Autores

  • Priscila Rita da Silva priscilaritadasilva@gmail.com
  • Edre Almeida Corrêa Almeida Corrêa edremestrado@gmail.com
    Grupo de pesquisa em história da Educação Matemática de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-4935-3806
  • Rosana Ferreira da Silva Bombassaro rosanaferreirasb@gmail.com
    Grupo de pesquisa em história da Educação Matemática de Rondônia https://orcid.org/0009-0009-0681-1641
  • Marlos Gomes de Albuquerque Gomes de Albuquerque marlos@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia campus de Ji-Paraná e Grupo de pesquisa em Historia da Educação Matemática de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-5289-0741

Palavras-chave:

Pesquisa histórica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edre Almeida Corrêa Almeida Corrêa, Grupo de pesquisa em história da Educação Matemática de Rondônia

Mestre e Especialista em Educação Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Matemática (UNIR) e Letras-Libras (UNIASSELVI). Técnica em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Integrante do Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI/UNIR), na linha de pesquisa Educação Inclusiva e Educação Matemática e do Grupo Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na linha de pesquisa Educação Matemática e produção de subjetividades. Interesses por Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva, materiais didáticos, Libras, Surdez, tradução e interpretação da Libras, Narrativas autobiográficas, entre outros assuntos

Rosana Ferreira da Silva Bombassaro, Grupo de pesquisa em história da Educação Matemática de Rondônia

Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática PPGEM/UNIR; Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil. Pesquisador Júnior do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Rondônia - GHEMAT-RO. Especialista em Gestão Escolar Integradora com Ênfase em Administração Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção, pela Faculdade do Instituto Brasileiro de Ensino, FACIBE, Brasil; Especialista em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, pela Faculdade Santo André, FASA, (2016-2017); Especialista em EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICIAIS, COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL (2017-2018); Especialista em EDUCAÇÃO INFANTIL COM ÊNFASE NO LÚDICO. pela Faculdade Santo André; Licenciatura plena em Pedagogia, pela AVEC ASSOCIAÇÃO VILHENESE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE VILHENA-RO; Concluiu curso técnico/profissionalizante em MAGISTÉRIO ano de 2001, na cidade de Vilhena Rondônia; Ingressou na docência da educação básica em 2016 no município de Ji- Paraná; professora alfabetizadora pelo estado de Rondônia de 2019 a 2021. Atualmente exerce à docência como Professora da educação básica municipal.

Marlos Gomes de Albuquerque Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia campus de Ji-Paraná e Grupo de pesquisa em Historia da Educação Matemática de Rondônia

Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (1988). Mestre em Ciências da Computação pela UFSC (2000). Doutor em Educação em Ciências e Matemática, UFMT (2014). Professor Associado IV. Docente da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação Matemática da UNIR. Coordenador da linha de pesquisa em História da Educação Matemática do GROEPEM. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Rondônia - GHEMAT-RO. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores https://orcid.org/0000-0002-5289-0741

Referências

ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). 2014. 276 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

BLOCH, Marc Léopold Benjamim. Apologia da história ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Lei no 6.448, de 11 de outubro de 1977. Dispõe sobre a organização política e administrativa dos Municípios dos Territórios Federais, e dá outras providências. Brasília/DF, 11 de outubro de 1977. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6448.htm#:~:text=LEI%20No%206.448%2C%20DE%2011%20DE%20OUTUBRO%20DE%201977.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20pol%C3%ADtica,Federais%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 15/03/2024

CRUZ, Simone Aparecida Navarro da. O curso de magistério em Ji-Paraná – RO (1970 – 2001): Um estudo dos saberes matemáticos presentes na formação de professores primários do Institutos Estadual de e Educação Marechal Rondon. Dissertação, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Ji-Paraná-RO, 2022.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: autores associados, 2012.

NUNES, Abel. A caminho de Ji-Paraná. Ji-Paraná - RO, s.e, 1991.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Área da unidade territorial: Área territorial brasileira 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/ji-parana/panorama. Acesso em: 15/03/2024

SILVA, Priscila Rita da; MONTEIRO, Bruna. UMA BREVE PANORAMA HISTÓRICO DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTADUAIS CRIADAS NA DÉCADA DE 1970 EM JI-PARANÁ.. In: I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I Erem - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I Cema e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2023. Disponível em https//www.even3.com.br/anais/erem2023/641367 -

LIMA, Abnael Machado de. Achegas para a história da educação no estado de Rondônia. Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, Ed. Gráfica Palmares - Porto Velho/Ro, 1993.

RIBEIRO, Francielli da Silva. Uma história da Escola Dom Bosco: vestígios do ensino de matemática na primeira instituição educacional de Ji-Paraná/RO (1962-1980). Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji- Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 9     PDF downloads: 2

Como Citar

SILVA, P. R. da .; ALMEIDA CORRÊA, E. A. C.; FERREIRA DA SILVA BOMBASSARO, R.; GOMES DE ALBUQUERQUE, M. G. de A. AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE JI-PARANÁ/RO: um olhar sobre o ensino da matemática . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/344. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.