SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: problemas aritméticos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC (1946-1974)

Autores/as

Palabras clave:

História da educação matemática, Curso normal, Problemas aritméticos

Resumen

O presente texto teve como objetivo identificar elementos constitutivos dos saberes para ensinar aritmética relacionados aos problemas de aritmética prescritos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II - Blumenau/SC (1946-1974). A base teórico-metodológica desta investigação foi Certeau (2017) para a escrita da história, Hofstetter e Schneuwly (2017) a respeito dos saberes para ensinar, e, as etapas de Valente (2018; 2020) para a análise das fontes. Os documentos priorizados na análise constam dos manuais pedagógicos: Didática da Escola Nova (Aguayo, 1952), Práticas Escolares (D'Ávila, 1965) e Metodologia do Ensino Primário (Fontoura, 1961). Os elementos constitutivos dos saberes para ensinar, relativos aos problemas aritméticos na análise, demonstraram: uma aritmética a ensinar relacionada às quatro operações fundamentais; uma abordagem de ensino e uma apresentação do objeto de ensino com o uso do método intuitivo e de objetos do cotidiano e interesse dos alunos; uma marcha de ensino que enfatizou o ensino de problemas aritméticos guiado por conhecimentos sobre a tipologia dos problemas e os programas escolares; e uma generalização do objeto de ensino que se mostrou um processo importante que deveria seguir um passo a passo organizado que verificasse e fixasse aprendizagens anteriores.

 


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Biografía del autor/a

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT - UFSC). Professora no Colégio Alfa Visão, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2023-04-04

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Cómo citar

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: problemas aritméticos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC (1946-1974). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/254. Acesso em: 1 nov. 2024.

Número

Sección

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

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