SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: problemas aritméticos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC (1946-1974)
Palabras clave:
História da educação matemática, Curso normal, Problemas aritméticosResumen
O presente texto teve como objetivo identificar elementos constitutivos dos saberes para ensinar aritmética relacionados aos problemas de aritmética prescritos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II - Blumenau/SC (1946-1974). A base teórico-metodológica desta investigação foi Certeau (2017) para a escrita da história, Hofstetter e Schneuwly (2017) a respeito dos saberes para ensinar, e, as etapas de Valente (2018; 2020) para a análise das fontes. Os documentos priorizados na análise constam dos manuais pedagógicos: Didática da Escola Nova (Aguayo, 1952), Práticas Escolares (D'Ávila, 1965) e Metodologia do Ensino Primário (Fontoura, 1961). Os elementos constitutivos dos saberes para ensinar, relativos aos problemas aritméticos na análise, demonstraram: uma aritmética a ensinar relacionada às quatro operações fundamentais; uma abordagem de ensino e uma apresentação do objeto de ensino com o uso do método intuitivo e de objetos do cotidiano e interesse dos alunos; uma marcha de ensino que enfatizou o ensino de problemas aritméticos guiado por conhecimentos sobre a tipologia dos problemas e os programas escolares; e uma generalização do objeto de ensino que se mostrou um processo importante que deveria seguir um passo a passo organizado que verificasse e fixasse aprendizagens anteriores.
O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/106
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Citas
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