O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA: dados preliminares
Palavras-chave:
Movimento da Matemática Moderna, História Cultural, Livros de MatemáticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que investiga como se deu o processo recepção e apropriação de saberes relacionados ao Movimento da Matemática Moderna em um conjunto de pequenas cidades do interior da Bahia no período de 1960 à 1980 e está inserida no campo da História Cultural (Chartier, 2002). Os dados aqui apresentados consideram fontes de uma das instituições de ensino pesquisadas no Município, em particular uma fonte documental relativa a um conjunto de livros didáticos registrados junto à biblioteca assim como trechos de entrevista com uma ex-professora da instituição. Os resultados preliminares apontam a influência do livro didático na propagação do Movimento da Matemática Moderna no município de Aiquara.
Downloads
Referências
BÓSCOLO Alcides; CASTRUCCI, Benedito. Curso Moderno de Matemática. São Paulo: Editora FTD, 1967.
BURKE, Peter. O que é história cultural? 2 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro, Zahar, 2014.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, Abr. 1991. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng= en&nrm=iso>. Acesso em 13 Fev. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141991000 100010.
CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2 ed. Lisboa: Difusão Editorial, 2002.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. 2 ed. Brasília: Editora da UnB, 1998.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177- 229,1990.
FERREIRA, Tosca; CARVALHO, Henriqueta de. Curso completo de Matemática Moderna para o Ensino Primário. 1º ano. 1 ed. Editora Renovação, (s.d.).
DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do movimento da matemática moderna no Brasil. 2007. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43. jan./jun. 2001
SANTOS, Zenildo; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. O ensino da matemática e a cultura escolar dos grupos escolares do Município de Aiquara Bahia (1965-1985). Revista Cocar, n. 6, Edição Especial n.6. Mai./Ago., p. 227-250, 2019. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2485. Acesso em 24 fev. 2022.
SANTOS, Zenildo; COSTA, Lúcio Campos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980). Revista Cocar. v.14 n.29 Maio/Ago., p.241-256, 2020. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3365. Acesso em 06 mar. 2022.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 11- 15, 1996. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2369/2108. Acesso em 02 mar. 2022
SOARES, Flávia. O Movimento da Matemática no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192f. Dissertação (mestrado em Matemática). Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 199 PDF downloads: 84