PLANOS DE CURSOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES GINASIAIS: manual pedagógico, currículo e saberes, 1952-1955
Keywords:
História da educação matematica, Currículo, Manoel Jairo BezerraAbstract
O artigo propõe identificar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar através dos planos de curso das séries ginasiais. Nesta direção, tem-se como fonte primária, para desenvolvimento da pesquisa o livro: Didática Especial da Matemática, desenvolvido pelo professor Manoel Jairo Bezerra, em 1962. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais saberes a ensinar e os saberes para ensinar podemos encontrar nos planos de cursos das séries ginasiais, 1952-1955? Conclui-se que ocorreu uma predominância nas seguintes rubricas: sistema métrico, cálculo dos radicais; circunferência e círculo - ângulos; e equação do 2º grau, nas séries ginasiais.
Downloads
References
BARALDI, I. M. Retratos da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. 2003. 288 f. 3 v. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
BARALDI, I.; GAERTNER, R. Contribuições da CADES para a educação (matemática) secundária no Brasil: uma descrição da produção bibliográfica (1953-1971). Bolema. Rio Claro, v. 23, n. 35, jun. 2010.
BEZERRA, M. J. Didática especial da Matemática. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1962.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
DOMINGUES, D.; DOMINGUES, J. ARQUIVOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-15, 2022.
DOMINGUES, J. M. Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN) e Didática da Matemática: representações divulgadas no Diário de Notícias (RJ- 1965-1975). In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá. p. 1-11, 2019.
DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. Didática Especial da Matemática: saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara. In: Seminário Temático Internacional, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2021.
DOMINGUES, J. M.; FRANÇA, D. M. A. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 170-184, 2020.
FERREIRA, V. L. O processo de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. 2009. 158 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009
FORQUIN, J. As abordagens sociológicas do currículo: Orientaçőes teóricas e perspectivas de pesquisa. Educaçăo e Realidade, n. 1, vol. 21, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educaçăo, p. 187-198, 1996.
FRANÇA, D. M. A. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). Revista Cocar, v. 6, p. 189-207, 2019.
GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE, Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 2004.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (orgs.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113 – 172.
LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MIRANDA, B. C. B. A CADES e um novo modelo de professor secundário nas décadas de 1950 e 1960. Tese (doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2019.
OLIVEIRA, J. F. S. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) em Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2019.
PINTO, N. B. Didática, Didática Especial e Profissionalização: impactos na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, campos disciplinares, e profissionalização: saberes para a formação de professores/organização Wagner Rodrigues Valente- 1 ed.-São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 147- 186.
PONTELLO, L. S. A Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a formação de professores de Matemática (1953-1964). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2020.
SANTANA, R. J. A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES): contribuições para a educação matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2021.
SILVA, M. R. I. S. A matemática para a formação do professor do curso primário: aritmética como um saber profissional (1920- 1960). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2017.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 197 PDF (Português (Brasil)) downloads: 125