MATEMÁTICA MODERNA NO JARDIM DE INFÂNCIA: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha

Authors

Keywords:

Matemática Moderna;, Jardim de Infância, Pré-Primário

Abstract

Este trabalho enfoca os saberes matemáticos a ensinar no Jardim de Infância presentes na formação dos professores pré-primários do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre nos anos 1960 e 1970. Buscamos indícios de como surgiu a ideia de ensinar e estudar Matemática Moderna no Jardim de Infância, e quem trouxe essas ideias para o Brasil ou para o Rio Grande do Sul. Para tentar responder tais perguntas utilizamos como fontes de pesquisa documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha e uma entrevista semiestruturada com a professora e pesquisadora Esther Pillar Grossi. Na análise dessas fontes identificamos o interesse no ensino de saberes matemáticos com ideias da Matemática Moderna já no ensino pré-primário, nomeado como Jardim de Infância.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jenifer de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Elisabete Zardo Burigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

References

BONFADA, E. M. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

BÚRIGO, E. Z.; ROSA, N. G. Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-25, 2021.

CARVALHO, V. M. W. A Matemática Moderna no Jardim de Infância: planejamento. (Tombo 1387 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 197-. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001387. Acesso em: 19 fev. 2022.

CEPAM. Pourquoi les ensembles à l’école maternelle? (Tombo 1907 do acervo do LM/IE). Paris: 1966. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001907. Acesso em: 19 fev. 2022.

DUARTE, A. R.; DIAS, A. L. M.; BORGES, R. A. S. Tanta gente, tantos autores, professores... os personagens de um movimento aqui e além-mar. In: OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 53-67.

FONTOURA, G. N.; RIBEIRO, E. B. Sugestões para o desenvolvimento de atividades no Jardim de Infância. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais, Porto Alegre, p. 7-45, 1954-1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/ 123456789/133651. Acesso em: 19 fev. 2022.

GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO DE MATEMÁTICA DE PORTO ALEGRE (GEEMPA). Encontro de Estudos: A Matemática Moderna no Jardim de Infância - Planejamento. (Tombo 2988 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1971. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002988. Acesso em: 19 fev. 2022.

GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO DE MATEMÁTICA DE PORTO ALEGRE (GEEMPA). Encontro de Estudos: A Matemática Moderna no Jardim de Infância - Avaliação. (Tombo 2996 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1971. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002996. Acesso em: 19 fev. 2022.

GROSSI, E. P.; ARMINGER, A. S. Matemática Moderna no Jardim de Infância: uma experiência. (Tombo 336 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1967. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/3019. Acesso em: 19 fev. 2022.

GROSSI, E. P. Entrevista concedida a Jenifer de Souza em 6 de dezembro de 2021 em Porto Alegre. Porto Alegre. Não publicado, 2021.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. Laboratório de Matemática. Relatório de 1967. (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1967. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001667. Acesso em: 19 fev. 2022.

MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Lisboa: UIED, 2010.

OLIVEIRA, B. M. de et al. Iniciação às relações matemáticas. (Tombo 1410 do acervo do LM/IE). Porto Alegre: 1966. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/2645. Acesso em: 19 fev. 2022.

OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

RIOS, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; OLIVEIRA FILHO, F. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R (Orgs). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 15-43.

SILVA, S. R. A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha: o curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária (1966-1972). 2019. p. 37. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

SOUZA, J.; BÚRIGO, E. Z. A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais [...]. Natal: ENAPHEM, 2020. p. 1-5.

SOUZA, J.; BÚRIGO, E. Z. Saberes matemáticos para o ensino pré-primário nos anos 1960 no Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ASPHE/RS, 26, 2021, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ASPHE, 2021. p. 842-855.

Published

2022-04-18

Métricas


Visualizações do artigo: 346     PDF (Português (Brasil)) downloads: 96

How to Cite

SOUZA, J. de; BURIGO, E. Z. MATEMÁTICA MODERNA NO JARDIM DE INFÂNCIA: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/128. Acesso em: 23 nov. 2024.