MATEMÁTICA MODERNA NO JARDIM DE INFÂNCIA: um estudo com documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Keywords:
Matemática Moderna;, Jardim de Infância, Pré-PrimárioAbstract
Este trabalho enfoca os saberes matemáticos a ensinar no Jardim de Infância presentes na formação dos professores pré-primários do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre nos anos 1960 e 1970. Buscamos indícios de como surgiu a ideia de ensinar e estudar Matemática Moderna no Jardim de Infância, e quem trouxe essas ideias para o Brasil ou para o Rio Grande do Sul. Para tentar responder tais perguntas utilizamos como fontes de pesquisa documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha e uma entrevista semiestruturada com a professora e pesquisadora Esther Pillar Grossi. Na análise dessas fontes identificamos o interesse no ensino de saberes matemáticos com ideias da Matemática Moderna já no ensino pré-primário, nomeado como Jardim de Infância.
Downloads
References
BONFADA, E. M. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
BÚRIGO, E. Z.; ROSA, N. G. Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. 1-25, 2021.
CARVALHO, V. M. W. A Matemática Moderna no Jardim de Infância: planejamento. (Tombo 1387 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 197-. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001387. Acesso em: 19 fev. 2022.
CEPAM. Pourquoi les ensembles à l’école maternelle? (Tombo 1907 do acervo do LM/IE). Paris: 1966. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001907. Acesso em: 19 fev. 2022.
DUARTE, A. R.; DIAS, A. L. M.; BORGES, R. A. S. Tanta gente, tantos autores, professores... os personagens de um movimento aqui e além-mar. In: OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 53-67.
FONTOURA, G. N.; RIBEIRO, E. B. Sugestões para o desenvolvimento de atividades no Jardim de Infância. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais, Porto Alegre, p. 7-45, 1954-1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/ 123456789/133651. Acesso em: 19 fev. 2022.
GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO DE MATEMÁTICA DE PORTO ALEGRE (GEEMPA). Encontro de Estudos: A Matemática Moderna no Jardim de Infância - Planejamento. (Tombo 2988 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1971. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002988. Acesso em: 19 fev. 2022.
GRUPO DE ESTUDOS EM ENSINO DE MATEMÁTICA DE PORTO ALEGRE (GEEMPA). Encontro de Estudos: A Matemática Moderna no Jardim de Infância - Avaliação. (Tombo 2996 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1971. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002996. Acesso em: 19 fev. 2022.
GROSSI, E. P.; ARMINGER, A. S. Matemática Moderna no Jardim de Infância: uma experiência. (Tombo 336 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1967. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/3019. Acesso em: 19 fev. 2022.
GROSSI, E. P. Entrevista concedida a Jenifer de Souza em 6 de dezembro de 2021 em Porto Alegre. Porto Alegre. Não publicado, 2021.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. Laboratório de Matemática. Relatório de 1967. (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1967. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001667. Acesso em: 19 fev. 2022.
MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Lisboa: UIED, 2010.
OLIVEIRA, B. M. de et al. Iniciação às relações matemáticas. (Tombo 1410 do acervo do LM/IE). Porto Alegre: 1966. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/2645. Acesso em: 19 fev. 2022.
OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Orgs.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
RIOS, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; OLIVEIRA FILHO, F. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R (Orgs). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 15-43.
SILVA, S. R. A formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha: o curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária (1966-1972). 2019. p. 37. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SOUZA, J.; BÚRIGO, E. Z. A Matemática Moderna no Jardim de Infância: apresentação de uma apostila de 1967. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020, Natal. Anais [...]. Natal: ENAPHEM, 2020. p. 1-5.
SOUZA, J.; BÚRIGO, E. Z. Saberes matemáticos para o ensino pré-primário nos anos 1960 no Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ASPHE/RS, 26, 2021, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ASPHE, 2021. p. 842-855.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 346 PDF (Português (Brasil)) downloads: 96