SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1930 - 1960)

Authors

Keywords:

Formação de professores, História da educação matemática, Ensino de Geometria, Experts

Abstract

O projeto de pesquisa, tem como objetivo inventariar produções de livros, artigos, teses, de experts sobre saberes na formação de professores para ensinar geometria, da Escola Normal ao Instituto de Educação do Distrito Federal (1930-1961). Tal pesquisa se fundamentará no ferramental teórico-metodológico da História Cultural, por meio de levantamento bibliográfico de fontes  históricas pelos professores do referido Instituto. O projeto também propõe discutir o Movimento da Matemática Moderna (MMM), por conta do recorte temporal, o qual foi fundamentado na teoria psicogenética de Piaget.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta Maria Gama, Unversidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

References

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

BURKE, Peter. A Nova História, seu passado e seu futuro. Capítulo introdutório do livro A escrita da História: novas perspectivas / Peter Burke (org.); trad. de Magda Lopes – SP: Ed UNESP, 2011.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1990.

CHARTIER, R. A História ou a Leitura do Tempo. Edição 1ª. Belo Horizonte: Autêntica,2009.

FRANÇA, D. M. A. Matemática nas séries iniciais. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 397p.

FRANÇA, D. M. A.; VILLELA, L. M. A. Notícias do Rio De Janeiro: Aritmética, Geometria e Desenho no Ensino Primário (1890-1970). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 155-177, 2015.

FRANÇA, Denise Medina; MACIEL, Paulo Roberto Castor. A Expertise de Afro do Amaral Fontoura nos cursos de formação de professores da Guanabara. VIDYA, Santa Maria, RS. v. 39, n. 2, p. 381-395, jul./dez., 2019 Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2860>.

FRANÇA, Denise Medina; MACIEL, Paulo Roberto Castor. Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987). Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 70-91, 2020.

FRANÇA, D. M. A.; ZUIN, E. S. L. Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960 o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 1-27, 2020.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.

JULIA. D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, jan/jun.2001, p.9-43.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 535-549. Revista Digital Source. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf Acesso em Agosto de 2021.

LUSSI BORER, V. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R. e VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: um tema central para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

MEDINA, D. Entrevista com Mahucia Liberman: o MMM e o primeiro livro didático para as séries iniciais. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 9-14, 2007.

MEDINA, D. A produção oficial do MMM para o ensino primário do Estado de São Paulo (1960-1980). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). PUC-SP, 2007.

PINTO, Neuza Bertoni; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel. Caracterização de Saberes Profissionais da Matemática para Ensinar nos Primeiros Anos Escolares: anotações metodológicas. HISTEMAT - ANO 4, N. 1, 2018.

SCHEIBE, L. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, C. Frazão. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 2ºed.

SCHEIDE, Tereza de Jesus Ferreira. A história da matemática e a construção de conceitos. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (orgs.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.

SILVA, M. C. L. da. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). Revista de História da Educação Matemática – HISTEMAT. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12. p. 148-164. 2015. Acesso em: 23/03/2022.

SOUZA, R. F. Alicerces da Pátria: História da Escola Primária no Estado de São Paulo (1890 – 1976). Campinas – SP: Mercado de Letras, 2009.

TANURI, M. L. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Ago/, nº 14, p. 61 – 88, Universidade do Estado de São Paulo: 2000.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 2., n. 2, p. 28 – 49, UFSC: 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática na Formação do Professor do Ensino Primário em São Paulo (1875-1930). São Paulo: UNIFESP: 2010.

Published

2022-04-28

Métricas


Visualizações do artigo: 183     PDF (Português (Brasil)) downloads: 87

How to Cite

GAMA, M. M.; FRANÇA, D. M. de A. SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1930 - 1960). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/149. Acesso em: 21 nov. 2024.