ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises

Authors

Keywords:

Ensino Profissional Técnico, História do Ensino Profissional Técnico, Ensino de Aritmética

Abstract

Este trabalho tem por propósito analisar como as concepções da Escola Nova podem ter motivados as ações da remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, buscou-se investigar as aproximações e distanciamentos entre as ações realizadas para a remodelação e as concepções da Escola Nova. Como referencial teórico metodológico, utilizaram-se as concepções de expertise e apropriação para elaborar as devidas análises. Os documentos utilizados são estudos já realizados sobre experts e obras que possam ter sido escritas por tais personagens. A discussão aponta para aproximações que não necessariamente se tornam ações, mas ingresso das ideias escolanovistas que podem ter orientado algumas práticas docentes. No entanto, no âmbito das ações realizadas na remodelação, percebe-se um distanciamento em relação às concepções da Escola Nova. As ações implementadas nesse movimento de remodelação do ensino das Escolas de Aprendizes Artífices estão pautadas nas concepções do Ensino Intuitivo.

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Author Biographies

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

David Antônio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Published

2023-04-13

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How to Cite

SCHAEFER BARBARESCO, C.; COSTA, D. A. da. ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–4, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/184. Acesso em: 23 nov. 2024.

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