DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO PRESENTES NO CREPHIMat

Authors

Keywords:

Ubiratan D'Ambrosio, História da Matemática, Dissertações, Mestrado Profissional

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará

 

Graduado em Licenciatura Integrada Ciências Matemáticas Linguagens pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

References

BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. A Formação do Educador Matemático Ubiratan D'Ambrósio: trajetória e memória. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 1057-1078, dez. 2014. Disponível em: A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória | Bolema - Boletim de Educação Matemática (unesp.br) . Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental 5a a 8a série: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

CASTILLO BRACHO, L. A.; MENDES, I. A. o CREPHIMAT como um ambiente virtual sobre as pesquisas em historia da matemática. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 163–176, dez. 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32. p 163-176. id 210. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/159 . Acesso em: 29 mar. 2024.

CANO, M. A. Munhoz. Ciência, magia e filosofia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática: uma introdução histórica sobre o Teorema de Pitágoras. 2007. 147 f.

CREPHIMat. Centro de Referência em Pesquisa em História da Matemática. http: www. Crephimat.com.br. Acesso em 12 a 20 de janeiro de 2024.

FERREIRA, T. F.. A disciplina História da Matemática: Um estudo sobre as concepções do professor do Ensino Superior. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Matemática) Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, 2005

GHEMAT. APUA: Acervo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio. Santos: GHEMAT Brasil, 2024.

MENDES, Iran Abreu. História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019

MENDES, Iran Abreu. Pesquisadores(as) em História da Matemática do Brasil: Memórias, Coletivos e Estilos de Pensamento, Redes de Conexões. Projeto de pesquisa coordenado por Iran Abreu Mendes. Belém (PA): UFPA, 2023.

MENDES, I. A.; PEREIRA, M. F. F. Caracterização de dissertações e teses em história da Educação Matemática orientadas por Ubiratan D’Ambrosio. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/239 . Acesso em: 29 mar. 2024.

SANTOS, C. A. dos. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Matemática) Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, 2007.

Published

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 63     PDF (Português (Brasil)) downloads: 18

How to Cite

SANTOS MONTEIRO, M. P.; MENDES, I. A. DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO PRESENTES NO CREPHIMat. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/375. Acesso em: 21 nov. 2024.