DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO PRESENTES NO CREPHIMat
Keywords:
Ubiratan D'Ambrosio, História da Matemática, Dissertações, Mestrado ProfissionalDownloads
References
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S. ; CAMPOS, T. M. M. A Formação do Educador Matemático Ubiratan D'Ambrósio: trajetória e memória. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 28, p. 1057-1078, dez. 2014. Disponível em: A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória | Bolema - Boletim de Educação Matemática (unesp.br) . Acesso em: 28 mar. 2024.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental 5a a 8a série: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
CASTILLO BRACHO, L. A.; MENDES, I. A. o CREPHIMAT como um ambiente virtual sobre as pesquisas em historia da matemática. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 163–176, dez. 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32. p 163-176. id 210. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/159 . Acesso em: 29 mar. 2024.
CANO, M. A. Munhoz. Ciência, magia e filosofia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática: uma introdução histórica sobre o Teorema de Pitágoras. 2007. 147 f.
CREPHIMat. Centro de Referência em Pesquisa em História da Matemática. http: www. Crephimat.com.br. Acesso em 12 a 20 de janeiro de 2024.
FERREIRA, T. F.. A disciplina História da Matemática: Um estudo sobre as concepções do professor do Ensino Superior. 2005. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Matemática) Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, 2005
GHEMAT. APUA: Acervo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio. Santos: GHEMAT Brasil, 2024.
MENDES, Iran Abreu. História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Revista Exitus, v. 9, p. 26-50, 2019
MENDES, Iran Abreu. Pesquisadores(as) em História da Matemática do Brasil: Memórias, Coletivos e Estilos de Pensamento, Redes de Conexões. Projeto de pesquisa coordenado por Iran Abreu Mendes. Belém (PA): UFPA, 2023.
MENDES, I. A.; PEREIRA, M. F. F. Caracterização de dissertações e teses em história da Educação Matemática orientadas por Ubiratan D’Ambrosio. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/239 . Acesso em: 29 mar. 2024.
SANTOS, C. A. dos. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Matemática) Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, 2007.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18