A MATEMÁTICA A ENSINAR PROPOSTA NOS ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Palabras clave:
Movimento da Matemática Moderna, Saberes, CurrículoResumen
Este estudo apresenta os primeiros indícios sobre V Congresso Brasileiro de Educação Matemática (1966) em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Para isto, como fonte, adotamos os anais do evento. O referencial teórico se respalda em Chartier (1990) que aborda uma base historiografia pautada em História Cultural, Julia (2001) referente a Cultura Escolar e Valente & Hofstetter (2017) para a discussão sobre os saberes profissionais. As indagações a serem respondidas são: Quem eram as pessoas que estavam na liderança desse congresso? Que lugares ocupavam dentro do Movimento da Matemática Moderna? Quais os interesses do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática? Que saberes a ensinar de matemática foram propostos no V Congresso Brasileiro de Educação Matemática ?A análise desta fonte, teve como primeiros resultados, evidências de saberes a e para ensinar que que vieram a ser sistematizadas em decorrência das discussões levantadas no V Congresso.
Descargas
Citas
BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 1989. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 1989.
CHARTIER, Roger. A História Cultural⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.
CLARAS, A. F.;PINTO, Neuza B. O Movimento da Matemática Moderna e as Iniciativas de Formação Docente. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, Curitiba., 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/863_662.pdf. Acesso: 10 fev. 2022.
CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 5., 1966, São José dos Campos, SP. Anais... São José dos Campos, SP: CBEM, 1966.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção formação de professores).
FRANÇA. D. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWL, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W.R.(Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria a Física, 2017. cap. 3. p. 113-172.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1 jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279.Acesso em: 15 fev. 2022.
KILPATRICK, J. A history of research in mathematics education. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 3-35.
SANGIORGI, O. Cursos de verão. Atualidades pedagógicas. São Paulo: Nacional. 1960. p. 7-12.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC: Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 8,n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.
VALENTE, W. R. OSVALDO SANGIORGI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 8, n. 25, p. 583-613, jul. 2008. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/3724/3640>. Acesso em: 10 fev. 2022. doi: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 232 PDF (Português (Brasil)) downloads: 116