ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: estudo dos livros em francês
Palabras clave:
Acervo, Livros, Formação de professores, Laboratório de MatemáticaDescargas
Citas
BONFADA, E. M. A matemática na formação de professoras normalistas: o Instituto
de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2018. 206 f.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BÚRIGO, E. Z; ROSA, N. G. Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto
Alegre nos anos 1970. Educação e realidade, Porto Alegre/RS, v. 46, n. 2, p. 1-25, ago.
BÚRIGO, E. Z.; RIOS, D. F.; DALCIN, A.; DYNNIKOV, C. M. S. S.; FISCHER, M. C.
B.; PEREIRA, L. H. F. Relatório final do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar:
práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-
”. Relatório apresentado ao CNPq. Porto Alegre, 2020. Não publicado.
DALCIN, A.; FISCHER, M. C. B. O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de
Educação General Flores da Cunha. Revista História da Educação (Online), v. 25,
e102551, p. 1-9, 2021.
DALCIN, A., FISCHER, M. C. B.; LACERDA, M. C. Autores estrangeiros na formação
de professoras e normalistas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto
Alegre, entre as décadas de 1940 e 1970. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA
EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2022, Santa Catarina. Anais…
Santa Catarina, Brasil: 2022. p. 1-12.
GATTEGNO, C. Estudos das frações. Tradução: LEMOS, Y. L. (Tombo 1467 do acervo
do LM/IE). 19?. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001467>.
Acesso em: 13 mar. 2024.
FLORES DA CUNHA. [Relatório de atividades de 1961]. (Tombo 1564 do acervo do
LM/IE). Porto Alegre, 1961. Disponível em:
<http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001564>. Acesso em: 25 fev. 2024.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL
FLORES DA CUNHA. Relatório de 1966. (Tombo 1560 do acervo do LM/IE). Porto
Alegre, 1966. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001560>. Acesso
em: 28 fev. 2024.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL
FLORES DA CUNHA. Relatório de 1967. (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Porto
Alegre, 1967. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001667>. Acesso
em: 13 mar. 2024.
SAUTER, L. T; FISCHER, M. C. Material Concreto: Trimath e Quadrimath no Ensino de
Matemática. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: Materiais Didáticos e História da Educação
Matemática, 17., 2019, Aracaju. Anais… Aracaju, Brasil: 2019.
SILVA, M. B. O.; ROSA, N. G. Material Cuisenaire: O uso de barras coloridas no ensino
da matemática nos anos 1960 em um Instituto de Educação. In: SEMINÁRIO PRÁTICAS
E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DO
SUL, 2., 2019, Pelotas. Anais... Pelotas, Brasil: 2019. p. 101-114.
SOUZA, C. A.; TOMASI, D. C. Preservação da memória do ensino de matemática: análise
do acervo de livros do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação Flores da
Cunha. In: SEMINÁRIO PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS
NORMAIS DO RIO GRANDE DO SUL, 2., 2019. Pelotas. Anais... Pelotas, Brasil: 2019.
p. 135-145.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 51 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29