ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: estudo dos livros em francês

Autores/as

Palabras clave:

Acervo, Livros, Formação de professores, Laboratório de Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Jenifer de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participo de investigações, de cunho histórico, a partir de documentos do acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha na área de História da Educação Matemática.

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

É licenciada em Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral no Service dHistoire de lÉducation do Institut National de Recherches Pédagogiques, em Paris, 2011. É professora titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha Políticas e Gestão de Processos Educacionais, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, na linha Formação de professores de matemática e novas tendências. Atua principalmente nos seguintes temas: currículos escolares, formação de professores e história da educação matemática. É pesquisadora do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil.

Citas

BONFADA, E. M. A matemática na formação de professoras normalistas: o Instituto

de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2018. 206 f.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BÚRIGO, E. Z; ROSA, N. G. Máquinas e Números: traduções de Nicole Picard em Porto

Alegre nos anos 1970. Educação e realidade, Porto Alegre/RS, v. 46, n. 2, p. 1-25, ago.

BÚRIGO, E. Z.; RIOS, D. F.; DALCIN, A.; DYNNIKOV, C. M. S. S.; FISCHER, M. C.

B.; PEREIRA, L. H. F. Relatório final do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar:

práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-

”. Relatório apresentado ao CNPq. Porto Alegre, 2020. Não publicado.

DALCIN, A.; FISCHER, M. C. B. O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de

Educação General Flores da Cunha. Revista História da Educação (Online), v. 25,

e102551, p. 1-9, 2021.

DALCIN, A., FISCHER, M. C. B.; LACERDA, M. C. Autores estrangeiros na formação

de professoras e normalistas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto

Alegre, entre as décadas de 1940 e 1970. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA

EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2022, Santa Catarina. Anais…

Santa Catarina, Brasil: 2022. p. 1-12.

GATTEGNO, C. Estudos das frações. Tradução: LEMOS, Y. L. (Tombo 1467 do acervo

do LM/IE). 19?. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001467>.

Acesso em: 13 mar. 2024.

FLORES DA CUNHA. [Relatório de atividades de 1961]. (Tombo 1564 do acervo do

LM/IE). Porto Alegre, 1961. Disponível em:

<http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001564>. Acesso em: 25 fev. 2024.

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL

FLORES DA CUNHA. Relatório de 1966. (Tombo 1560 do acervo do LM/IE). Porto

Alegre, 1966. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001560>. Acesso

em: 28 fev. 2024.

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL

FLORES DA CUNHA. Relatório de 1967. (Tombo 1667 do acervo do LM/IE). Porto

Alegre, 1967. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000001667>. Acesso

em: 13 mar. 2024.

SAUTER, L. T; FISCHER, M. C. Material Concreto: Trimath e Quadrimath no Ensino de

Matemática. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO: Materiais Didáticos e História da Educação

Matemática, 17., 2019, Aracaju. Anais… Aracaju, Brasil: 2019.

SILVA, M. B. O.; ROSA, N. G. Material Cuisenaire: O uso de barras coloridas no ensino

da matemática nos anos 1960 em um Instituto de Educação. In: SEMINÁRIO PRÁTICAS

E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DO

SUL, 2., 2019, Pelotas. Anais... Pelotas, Brasil: 2019. p. 101-114.

SOUZA, C. A.; TOMASI, D. C. Preservação da memória do ensino de matemática: análise

do acervo de livros do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação Flores da

Cunha. In: SEMINÁRIO PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS

NORMAIS DO RIO GRANDE DO SUL, 2., 2019. Pelotas. Anais... Pelotas, Brasil: 2019.

p. 135-145.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 51     PDF (Português (Brasil)) downloads: 29

Cómo citar

SILVA, A.; DE SOUZA, J.; ZARDO BÚRIGO, E. ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: estudo dos livros em francês. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/332. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores