UMA ÁLGEBRA A ENSINAR NA ESCOLA COMPLEMENTAR CATARINENSE
perspectivas preliminares
Palabras clave:
Ensino Complementar, Álgebra, História da educação matemáticaResumen
No âmbito catarinense o ensino complementar assume a perspectiva de uma formação para comple(men)tar o ensino primário, fazendo parte deste, além de formar professores para escolas do interior que, posteriormente, poderiam continuar sua formação na Escola Normal. É possível observar a presença do ensino de Álgebra, o que nos leva a buscar compreender os primeiros elementos de uma Álgebra a ensinar para o ensino complementar no estado de Santa Catarina entre 1911 e 1930. Com viés sócio-histórico da constituição e objetivação de saberes a ensinar e na história da disciplina escolar, foram desenvolvidas análises sobre documentos oficiais e notícias do âmbito brasileiro que dialogassem com o tema, bem como produções que contassem um pouco da história da Escola Complementar de outros estados.Observamos que este ensino assume diferentes perspectivas no âmbito brasileiro e que, em Santa Catarina, o ensino de Álgebra ia até as equações do 1º grau e sistemas lineares.
Descargas
Citas
AZEVEDO, C. B.; STAMATTO, M. I. S. Escola da ordem e do progresso: grupos escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Brasília: Liber livro, 2012.
BASEI, A. M. Processos e Dinâmicas de Institucionalização da Álgebra na Formação de Professores dos Primeiros Anos Escolares, São Paulo (1880 – 1911). 2020. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219667. Acesso em: 09 abril 2021.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
FORTALEZA, F. J. dos S. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899-1930). 2017. 200f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193820. Acesso em: 09 abril 2021.
GASPAR da SILVA, V. L. Vitrines da República: os grupos escolares em Santa Catarina (1889 - 1930). In D. G. Vidal (Org.), Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893 - 1971) (p. 341- 376). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
GAZETA DO COMMERCIO. Escola Complementar. Joinville, 22 de Agosto, 1914, anno 1, n. 65, p. 1.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
LIMAS, J. P. de. Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947). 2016. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/171547. Acesso em: 09 abril 2021.
MATO GROSSO. Regulamento Geral da Instrução Pública do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, 1896. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114995. Acesso em: 09 abril 2021.
PARÁ. Regulamento Geral do Ensino Primário reorganizado pelo Decreto n. 1.190 de 17 fevereiro de 1903. Belém: Imprensa Oficial do estado do Pará, 1903. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133719. Acesso em: 09 abril 2021.
PARANÁ. Regulamento Orgânico do Ensino Público do Estado do Paraná. Paraná, 1909. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99855. Acesso em: 09 abril 2021.
PARANÁ. Relatorio d'Estado dos Negocios do Interior, Justiça e lnstrucção Publica. Curitiba: Typ. do Diario Official, 1914. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99955. Acesso em: 09 abril 2021.
PORTELA, M. S. As cartas de Parker na matemática da escola primária paranaense na 2014 primeira metade do século XX: circulação e apropriação de um dispositivo didático pedagógico. 2014. 189f. Tese (doutorado) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128465. Acesso em: 09 abril 2021.
RAMOS, V. J. de O. Mensagem apresentada ao Congresso Representativo do Estado. Florianópolis: Gab Typ. d'o DIA, 1912. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177029. Acesso em: 09 abril 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 239 de 05 de Junho de 1899. Leis, actos e decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Officinas Typographicas da Livraria Americana, 1899. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100095. Acesso em: 09 abril 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 1.479 de 26 de Maio de 1909. Leis, actos e decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Officina da Livraria de Carlos Echenique, 1909. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100092. Acesso em: 09 abril 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 2.224 de 29 de Novembro de 1916. Leis, decretos e actos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Officinas graphicas d’«A Federação», 1916. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183343. Acesso em: 09 abril 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 4.277 de 13 de Março de 1929. Regulamento do Ensino Normal do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1929. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104897. Acesso em: 09 abril 2021.
RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A.EQUIDIFFERENÇA E PROPORÇÃO: QUAL A RELAÇÃO DESTES CONTEÚDOS COM O ENSINO DE ÁLGEBRA NA INSTRUÇÃO ELEMENTAR DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX? História da Educação, v. 25, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/102348/pdf. Acesso em: 27 maio 2021.
SANTA CATARINA. O Regulamento das Escolas Complementares do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Gab Typ. d'o DIA, 1911. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101123. Acesso em: 09 abril 2021.
SANTA CATARINA. Programa das Escolas Complementares. Florianópolis: Offic. a Elec. da Empreza “O DIA”, 1918. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101125. Acesso em: 09 abril 2021.
SANTA CATARINA. Decreto n. 1.702 de 12 de Janeiro de 1924. Reorganiza o Serviço de Instrução Pública, na conformidade da autorização contida na Lei n. 1448, de 29 de agosto de 1923. Florianópolis, 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99203. Acesso em: 09 abril 2021.
SANTA CATARINA. Programa de Ensino das Escolas Complementares. Florianópolis: Typ. Livraria Moderna, 1928a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99203. Acesso em: 09 abril 2021.
SANTA CATARINA. Decreto n. 2.222 de 24 de Novembro de 1928. Coleccçao de Leis, Decretos e Resoluções de 1928. Florianópolis, 1928b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193170. Acesso em: 09 abril 2021.
SÃO PAULO. Decreto n. 144-b, de 30 de Dezembro de 1892. Approva o regulamento da Instrucção Publica. São Paulo, 1896. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/180376. Acesso em: 09 de abril 2021.
SÃO PAULO. Decreto n. 400 de 06 de Novembro de 1896. Aprova o regimento interno das escolas complementares do Estado. São Paulo, 1896. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/156568. Acesso em: 09 de abril 2021.
SÃO PAULO. Decreto n. 2.944, de 8 de Agosto de 1918. Aprova o regulamento para a execução da Lei n. 1.579, de 19 de dezembro de 1917. São Paulo, 1918. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/157180. Acesso em: 09 abril 2021.
SÃO PAULO. Lei n. 1.579, de 19 de Dezembro de 1917. Estabelece diversas disposições sobre a instrução pública do estado. São Paulo, 1917. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157178. Acesso em: 09 abril 2021.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: Reflexões pedagógico-epistemológicas. História da Educação, Santa Maria, v. 23, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747/pdf. Acesso em: 09 abril 2021.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7- 47, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n33/n33a02.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 138 PDF (Português (Brasil)) downloads: 110