ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS: uma análise metodológica na comunidade PRINEKÔ

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Crianças indígenas, Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Micaele dos Santos Costa , UNIFESSPA

Aluna de licenciatura em matemática, do IEA\UNIFESSPA

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Professora no Instituto de Engenharia do Araguaia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-IEA\UNIFESSPA, atuando na faculdade de ciências exatas;

Professora permanente do programa de mestrado em docência em educação ciências e matemática -PPGEDOC-IEMCI\UFPA

Pesquisadora voluntaria do GHEMAT-BRASIL

Vice-coordenadora do grupo de pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia-GETNOMA\Campus Abaetetuba\UFPA

Victória Caroline do Nascimento Luz, UNIFESSPA

Aluna concluinte do mestrado em educação matemática e ciências do PPGCEM\UNIFESSPA

Citas

D ‘AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Coleção Tendências em Educação Matemática. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 1. ed. 2013

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. São Paulo: Forense, 2003.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2024-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF (Português (Brasil)) downloads: 35

Cómo citar

DOS SANTOS COSTA, A.; DOS SANTOS COSTA , M.; LOURINHO DA SILVA, R.; DO NASCIMENTO LUZ, V. C. ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS: uma análise metodológica na comunidade PRINEKÔ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/378. Acesso em: 28 ene. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a