“QUADRO DE CEM” E “QUANTO FALTA PARA CEM”

saberes para ensinar aritmética

Autores/as

Palabras clave:

Saberes para ensinar, Quadro de Cem, Quanto falta para cem

Resumen

Este texto analisa, na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990) duas obras que possuem saberes comuns para ensinar matemática: o manual pedagógico “Ver, Sentir e Descobrir a Aritmética” de Rizza de Araújo Porto, que circulou em 1965 e o livro “Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador” de Jo Boaler, datado de 2018. Ambos trazem orientações para professores sobre aspectos de como ensinar matemática, mobilizando saberes para ensinar. Analisamos as aproximações apresentadas por Porto (1965) na atividade “Quadro de Cem” e o “Quanto falta para cem” proposto por Boaler (2018). A análise mostra saberes semelhantes para ensinar aritmética em diferentes momentos. Saberes que são mobilizados com a finalidade de levar o aluno a desenvolver o pensamento, compreender profundamente e dar sentido ao número e as relações entre eles, crescer e evoluir neste processo, buscando desenvolver a mentalidade matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela PUC-PR. Docente na UFPR-Setor Palotina. Paraná, Brasil.

Juliana Martendal Salla, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná, setor Palotina. 

Citas

ALBUQUERQUE, I de. Metodologia da Matemática. Conquista: Rio de Janeiro, 1951. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314.

BATISTA, C. O.; SANTOS, E. S. C. dos; CARVALHO, R. P. F. de C.; SOUZA, M. M de. Um olhar atento ao manual didático “Vamos aprender Matemática: guia do professor – preliminar. HISTEMAT - Ano 2, N.1, 2016. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/59.

BERTICELLI, D. G. D. Cálculo Mental no Ensino Primário: um olhar particular para o Paraná (1950-1970). (Tese) Programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180391.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Tradução: Daniel Bueno. - Porto Alegre: Penso, 2018.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1990.

FELISBERTO, L. G. S; CAMARA, A., BERTICELLI, D. G. D. O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. In: HISTEMAT. v. 7, 2021. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386/298.

FRANÇA, D. M.; SANTOS, E. S. C. dos; O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). Vol. 21, N.Especial, p.27-42. Acta Scientiae: Canoas, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961.

FRANÇA, I. da S. Do Ginásio para as Escolas Normais: As mudanças na Formação Matemática de Professores do Paraná (1920-1936). (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160175.

HOFSTETTER, R. & SHNEUWLY, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física.

MORAIS, R. S. "Intelectual? Não", expert. Acta Scientiae. Canoas, vol 21. N. Especial. p. 3-12, Mai/Jun, 2019. disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231305103.pdf.

PORTO, R. de A. Ver, Sentir e Descobrir a Aritmética. Editora Nacional de Direito: Rio de Janeiro, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134151.

VALDEMARIN, V. T. Material didático para uso de professores: mudanças e permanências nas prescrições para a prática pedagógica. Revista Brasileira de História da Educação nº 17. maio/ago. 2008. P. 13-39.

VILLELA, L. M. A. (et al). Os experts dos Primeiros Anos Escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de Matemática. IN: PINTO, N. B.; VALENTE, W. R., (orgs). Saberes matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 189-1970. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 425     PDF (Português (Brasil)) downloads: 291

Cómo citar

BERTICELLI, D. G. D.; MARTENDAL SALLA, J. . “QUADRO DE CEM” E “QUANTO FALTA PARA CEM”: saberes para ensinar aritmética. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/5. Acesso em: 10 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a