O PRIMEIRO CADERNO ESCOLAR DE HORNBURG: análise sobre os registros de aulas de matemática

Autores/as

Palabras clave:

História Cultural, Matemática escolar, Cadernos de alunos

Resumen

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é caracterizar a matemática ensinada no curso primário na década de 1960, a partir da análise de cadernos escolares. O presente trabalho tem como objetivo identificar os saberes elementares matemáticos presentes no primeiro caderno escolar de Gisela Hornburg, a partir da análise analítica sobre os registros de aulas de matemática. Em vista disso, define-se como questão norteadora: quais saberes elementares matemáticos estão presentes no primeiro caderno escolar de Gisela Hornburg? Para tanto, é feita uma breve apresentação do caderno e depois busca-se por pistas na capa, folhas dispostas em seu interior, datas, atividades registradas e na contracapa. Dessa maneira, constata-se que os registros privilegiam: o ensino de numeração, quantificação, contagem e associação, bem como o estudo objetivo dos números de 1 a 10 e o ensino da adição que é primeira operação fundamental na matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Regina Vasques Oruê, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, Brasil.

Citas

BERTINI, L. F. Problemas de Aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses – 1890 a 1936). Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 613-634, ago. 2019.

CHARTIER, A. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007.

GIUSTI, B. L. R. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar artimética no curso primário, década de 1950. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.

GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LOPES, I. C. R. Cadernos escolares: memória e discurso em marca de correção. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

NOVAES, B. W. D.; BERTINI, L. F.; SIQUEIRA FILHO, M. G. Cadernos de alunos com registros de aulas de matemática: textos e contextos. In: RIOS, D. F. et al. (org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

Publicado

2022-04-07

Métricas


Visualizações do artigo: 167     PDF (Português (Brasil)) downloads: 133

Cómo citar

ORUÊ, G. R. V. . O PRIMEIRO CADERNO ESCOLAR DE HORNBURG: análise sobre os registros de aulas de matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/99. Acesso em: 31 oct. 2024.