O PRIMEIRO CADERNO ESCOLAR DE HORNBURG: análise sobre os registros de aulas de matemática
Palavras-chave:
História Cultural, Matemática escolar, Cadernos de alunosResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é caracterizar a matemática ensinada no curso primário na década de 1960, a partir da análise de cadernos escolares. O presente trabalho tem como objetivo identificar os saberes elementares matemáticos presentes no primeiro caderno escolar de Gisela Hornburg, a partir da análise analítica sobre os registros de aulas de matemática. Em vista disso, define-se como questão norteadora: quais saberes elementares matemáticos estão presentes no primeiro caderno escolar de Gisela Hornburg? Para tanto, é feita uma breve apresentação do caderno e depois busca-se por pistas na capa, folhas dispostas em seu interior, datas, atividades registradas e na contracapa. Dessa maneira, constata-se que os registros privilegiam: o ensino de numeração, quantificação, contagem e associação, bem como o estudo objetivo dos números de 1 a 10 e o ensino da adição que é primeira operação fundamental na matemática.
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