PNAIC - CADERNOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Saberes a ensinar, Saberes para ensinar, PNAICResumo
Este trabalho é parte da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e objetiva identificar os saberes profissionais presentes nos Cadernos de Formação voltados à Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a partir de orientações didático-pedagógicas direcionadas às atividades docentes. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa apoia-se na vertente histórico-cultural e a análise do material fundamenta-se em estudos do GHEMAT Brasil, com ênfase nos saberes a e para ensinar. Os dados apontam que os Cadernos de Alfabetização Matemática dispõem de textos teóricos e atividades práticas com sugestões metodológicas, procedimentos, materiais de apoio, relacionando os conceitos matemáticos ao ambiente da sala de aula e ao cotidiano dos participantes no processo de ensino e aprendizagem. Destacam que o PNAIC teve grande adesão dos estados federativos e ainda apontam vestígios de saberes profissionais necessários ao professor que ensina matemática nos Anos Iniciais nas escolas públicas brasileiras.
Downloads
Referências
BRASIL. Dia Mundial da Alfabetização é comemorado nesta sexta-feira, 8. Brasília/DF, 08 de set. de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/54281-dia-mundial-da-alfabetizacao-e-comemorado-nesta-sexta-feira-8. Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. 2012a. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-867-2012-07-04.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2012b.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2015.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 1990.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
PIMENTA, J. I. P. B. Saberes de professores da Educação Infantil sobre a BNCC: fontes, apropriações, implicações e desafios. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempos e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, 73, p. 209-244, set. 2000.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 51, p. 207–222, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2836. Acesso em: 24 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 336 pdf downloads: 95