ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL X ESCOLA EM TEMPO AMPLIADO: proposta curricular para o ensino de matemática

Autores

Palavras-chave:

Tempo Integral, Tempo Ampliado, Ensino de Matemática, Anos iniciais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Cristiane Cardoso dos Santos, Universidade de Cuiabá

Mestra do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC). Professora da Rede Estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá/MT.

Danielly Jenezerlau Santos Reis, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC). Professora da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso (SMECEL/SEDUC/MT), Cuiabá/MT.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá/MT.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Ministério da Educação (MEC) Secretaria de Educação Básica (SEB). Conselho Nacional de Educação (CNE). Parceria – Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023- ETI.

BRASIL. Lei Complementar nº 5.125/2023- ETA.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providencias. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. (Serie Legislação, no 125.).

BRASILIA, SEB/MEC. Escola em Tempo integral. Coleção: Texto de referência para a Formação Continuada de Secretários (as) de Educação e Equipes Técnicas de Secretarias no âmbito do programa Escola em tempo integral, 2024.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MATO GROSSO. Projeto pedagógico de educação em tempo integral. 3º ed. SEDUC/MT, 2022.

MATO GROSSO. Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. Secretaria de Educação. Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (SAPE), Superintendência de Educação Básica (SUEB). Cuiabá, 2010.

MATO GROSSO. Orientativo Pedagógico Educação Integral em Tempo Integral. Secretaria de Educação, Cultura e Lazer. Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (SAPE), Superintendência de Educação Básica (SUEB). Coordenadoria do Ensino Médio (COEM). Cuiabá, 2016.

ROVERONI, Mariana; MOMMA Adriana Missa. GUIMARÁES, Bruna Cirino. Educação integral, escola de tempo integral. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 108, p. 223-236, maio-ago., 2019.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Lei nº 4.102, de 08 de outubro de 2015. Dispõe sobre a Aprovação do Plano Municipal de Educação do Município de Várzea Grande/MT, para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Acesso em: 12 mar. 2024.

VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Plano Municipal de Educação, 2015.

VÁRZEA GRANDE. Mato Grosso. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Escola em Tempo Ampliado, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 51     PDF downloads: 70

Como Citar

SANTOS, G. C. C. dos; REIS, D. J. S.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL X ESCOLA EM TEMPO AMPLIADO: proposta curricular para o ensino de matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/318. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)