A ÁLGEBRA PARA O ENSINO COMPLEMENTAR DE SANTA CATARINA A PARTIR DA “ALGEBRA ELEMENTAR” DE ANTONIO TRAJANO
Keywords:
Saberes a ensinar, Matemática do ensino de Álgebra, História da educação matemáticaAbstract
A Escola Complementar catarinense surge a partir da criação dos Grupos Escolares no estado, como forma de possibilitar a continuidade do ensino, preencher uma lacuna existente e formar professores para regiões afastadas da capital. O programa do ensino complementar se torna o precursor do ensino de Álgebra na formação primária, sendo o livro “Algebra Elementar” de Antonio Trajano indicado para esse ensino em um parecer. A partir disso, tomando como base o aporte teórico-metodológico da historiografia, da matemática do ensino e dos saberes a ensinar, buscamos compreender elementos da Álgebra a ensinar que se estabelece ao analisarmos o livro de Trajano, sendo corroborada pelo programa adotado na instituição. Foi possível observar que a Álgebra que se institui utiliza de simbologia algébrica para a determinação de valores desconhecidos e a generalização, superando as limitações da Aritmética nesse processo, além de construir o conhecimento por etapas, partindo do simples para o complexo.
Downloads
References
BASEI, A. M. Processos e Dinâmicas de Institucionalização da Álgebra na Formação de Professores dos Primeiros Anos Escolares, São Paulo (1880 – 1911). 2020. 194f. Tese (Doutorado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://bityli.com/pCWHFU>. Acesso em: 09 abril 2021.
CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de: Maria de Lourdes Menezes. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, p. 45-111.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos avançado, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: <https://bityli.com/xHFrCE>. Acesso em: 20 maio 2020.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, 1990.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.
FERREIRA, J. S. A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. 133f. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Pós-graduação em Educação e Saúde, Guarulhos, 2022.
GUIMARÃES, O. O. Parecer sobre a adoção de obras didáticas. GAB. TYP. D' O DIA, Florianópolis, 1911. Disponível em: <https://bityli.com/qyhiut>. Acesso em: 13 jun. 2021.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
OLIVEIRA, M. A. Antonio Bandeira Trajano e a renovação pedagógica lida em livros escolares: ensinar aritmética de modo intuitivo (final do século XIX). Revista História da Educação, v. 23, p. 1-41, 2019.
MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.
REIS, O. S. Os dois ultimosannos de arithmetica, na escola primaria, segundo a Comissão dos quinze. A Escola Primaria. Rio de Janeiro, ano 3, n. 1, p. 11-15, 1918a. Disponível em: <https://bityli.com/tQMajp>. Acesso em: 20 maio 2020.
REIS, O. S. Os dois ultimosannos de arithmetica, na escola primaria, segundo a Comissão dos quinze (continuação). A Escola Primaria. Rio de Janeiro, ano 3, n. 2-3, p. 41-43, 1918b. Disponível em: <https://bityli.com/uKmQuf>. Acesso em: 20 maio 2020.
ROCHA, I. L. Álgebra para resolver problemas: as propostas de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciências: Educação e Saúda da Infância e Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, Pós-graduação em Educação e Saúde, Guarulhos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201746>. Acesso em: 20 jun. 2021.
SANTA CATARINA. Decreto n. 604 de 11 de julho de 1911: cria as escolas complementares e baixa o regulamento das Escolas Complementares do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, 1911. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1816>. Acesso em: 13 jun. 2021.
SANTA CATARINA. Programa das Escolas Complementares: de conformidade com o artigo 3º do Regulamento baixado com o decreto 604 de 11 de julho de 1911. Florianópolis: Offic. a Elec. Da Empreza “O DIA”, 1918. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101125>. Acesso em: 09 abril 2021.
TEIVE, G. M. G.; DALLABRIDA, N. A escola da república: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas: Mercado de Letras, 2011.
TRAJANO, A. Algebra elementar. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1905. Disponível em: <https://bityli.com/jVeURd>. Acesso em: 20 maio 2020.
VALENTE, W. R. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares – a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a Formação Profissional. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 01, p. 8-14. 2017.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 185 PDF (Português (Brasil)) downloads: 94