ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E DA MATEMÁTICA EM DOURADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Educação Matemática;, Educação em Mato Grosso, História do Ensino da MatemáticaResumo
O objetivo da pesquisa é analisar aspectos históricos do ensino Secundário em relação à matemática escolar, em Dourados, município integrante do estado de Mato Grosso e, posteriormente, Mato Grosso do Sul. Busca-se compreender, por meio da formação inicial dada aos professores no CEUD, como a matemática escolar do Secundário vai se instalando neste municipío. Como fontes, registros da Hemeroteca Digital, livros regionais, documentos dos acervos da região, e relatos de personagens que viveram essa história. As análises serão construídas a partir de conceitos propostos por Bloch, Le Goff e Chervel. Como movimento metodológico, pretende-se fazer uso do Esquema Heptagonal idealizado no Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar. Inicialmente destaca-se a atuação dos professores Judith Youco Hara Teixeira, Luis Carlos Bezerra e Nilva Maria de Assis que contribuíram na construção de saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Dourados, no período ao qual pretende-se pesquisar.
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