RUBRICAS CONVERGENTES PARA OS ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFAC (2010-2024)

Autores

  • Paulo Pereira prof.paulo29@gmail.com
    Instituto Federal do Acre - IFAC

Palavras-chave:

Matemática a ensinar, Saber para ensinar, elementos do saber profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a

matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo:

Livraria da Física, 2017.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 1º de Julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura). < http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em 17 de março de 2024, as 22h00

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. Tradução de:’L'écriture de’l'histoire.

HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para docência. VALENTE, W. R. (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020 p. 17-62.

PEREIRA, P. J. S. As disciplinas pedagógicas de prática de ensino no curso de licenciatura em matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para

a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.).

Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. 1ª Edição – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017a. São Paulo: 2017a. p. 201-228.

https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-rio- branco/graduacao/copy2_of_tecnico-integrado-em-edificacoes . Acesso em 17 de março de 2024, as 21h00

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 11     PDF downloads: 9

Como Citar

PEREIRA, P. RUBRICAS CONVERGENTES PARA OS ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFAC (2010-2024). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/273. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.