O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA
uma análise preliminar
Palavras-chave:
Programa de Integração da Universidade com a Escola Básica, Arly Oliveira, Ensino de MatemáticaResumo
Esta pesquisa, desenvolvida no contexto de uma Iniciação Científica, fez uma análise preliminar histórica sobre o ensino de matemática do primeiro grau (quatro últimas séries), proposto para professores em exercício por Arly Mary de Carvalho Oliveira Luna, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, no âmbito do Programa de Integração da Universidade com a Escola Básica, nos anos 1990. Assim, considerou-se que o ensino de matemática foi conduzido, prioritariamente, pela resolução de problemas. Nesse sentido, foram produzidos dois cadernos, com problemas elaborados pelos professores-participantes por meio de um critério muito bem definido, isto é, a realidade sociocultural do aluno.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. C. B.; SILVA, R. O.; BANDEIRA, T. S. A Reforma Universitária de 1968 e as Transformações nas Instituições de Ensino Superior. Departamento de História – UFRN.
BRASIL. Lei n. 4024, de 20 de agosto de 1961. Fixa as Diretrizes da Educação Nacional. MEC.
BRASIL. Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. MEC. Ensino de 1º e 2º grau.
DIAS, A. M. Uma crítica aos fundamentos do ensino autoritário e reprodutivo da matemática. 1994. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1994.
FERREIRA, J. L.. Fios, Retalhos e Pontos: Tessituras sobre a profissionalização docente em Matemática em Feira de Santana (1970-1991). 2017. 172 f. Tese (Doutorado em História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia. Salvador.
LANDO, J. C.; LIMA, E. B.; FREIRE, I. A.. A Coleção Ensino Atualizado da Matemática: os processos de ensino por meio de fichas. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 10., 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2014, [n.p.]. ISSN: 2358-3959.
LIMA, E. B.. Omar Catunda: alguns discursos publicados em jornais sobre os exames e provas dos alunos da Bahia. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 16., 2018, Roraima. Anais do XVI Seminário Temático. Roraima: Universidade Federal de Roraima ISSN: 2357-9889.
LIMA, E. B.. Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 445-465. 2016.
LIMA, E. B. (Coord.). Tecendo o processo histórico de profissionalização docente, no âmbito da matemática, nos seus diferentes níveis de formação na Bahia, de 1925 a década de 1980. Projeto de pesquisa submetido ao Edital da Chamada Universal MCTI/CNPQ n. 01/2016.
MORAIS, R. S. A resolução de problemas como um saber necessário à formação de professores, uma matemática para ensinar. Historia y Memoria de la Educación, 11, p. 221-237, 2020.
OLIVEIRA, A. M. C.. Entrevista com a professora Arly Mary de Carvalho Oliveira. Entrevista concedida a Samilli Cerqueira e Eliene Barbosa Lima. 24 f. 21 de dezembro de 2020.
OLIVEIRA, A. M. C.. [Participação no Projeto TRANSE e Programa de Integração da Universidade com a Escola Básica]. WhatsApp: [Mensagem pessoal para Eliene Barbosa Lima]. 31 maio 2021. 16:08. 1 áudio pelo WhatsApp.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Caderno de matemática. 10f. Feira de Santana, 1995.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. II Caderno de matemática. 25f. Feira de Santana, 1995.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. O Programa de Integração da Universidade com a Escola Básica. 61 f. Feira de Santana, 1992.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 128 PDF downloads: 131