A CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA A PARTIR DO ANO DE 2004
Keywords:
Cálculo, Formação de professores de matemática, HistóriaAbstract
Este texto corresponde a um trabalho de Iniciação Científica, em fase inicial, que tem como objetivo investigar, por meio de entrevistas, os cenários configurados para a constituição da disciplina Pré-Cálculo como uma componente curricular ofertada no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir do ano de 2004. Nessa fase inicial, o olhar está voltado para o fato de que os conteúdos matemáticos da educação básica foram institucionalizados na disciplina Pré-Cálculo visando dar uma maior significação aos estudos da matemática superior, principalmente, do Cálculo, mas esse movimento parece não refletir na prática docente na escola básica. Para tanto, buscar-se-á fazer uma apropriação dos debates teóricos, metodológicos e epistemológicos do campo da história e da história da educação matemática, bem como estabelecer um diálogo com uma literatura vigente a partir de interrogações às fontes históricas escritas e orais.
Downloads
References
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BRASIL. Resolução S/N, de 14 de novembro de 1962. Fixa os mínimos de conteúdos e duração do curso de matemática. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, p. 12-13, nov. 1962.
BRASIL. Decreto n. 981, de 8 de novembro de 1890. Aprova o Regulamento da Instrução Primária e Secundária do Distrito Federal. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890-515376-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 03 jun. 2022.
BRASIL. Resolução n.9, de 10 de outubro de 1969. Fixa os mínimos de conteúdos e duração para a formação pedagógica dos cursos de licenciatura. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, out. 1969.
DIAS, A. L. M.. Engenheiros, mulheres, matemáticos: Interesses e disputas na profissionalização da matemática na Bahia, 1896-1968. 2002a. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
FARIAS, L. M. S.; OLIVEIRA, M. L. C.. Superando obstáculos dos processos de formação em matemática na UEFS e instrumentalizando os discentes a partir de um trabalho colaborativo: o caso da disciplina EXA 175 (Pré-Cálculo). Projeto de monitoria (Licenciatura em Matemática) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana/BA, 2012.
FERREIRA, J. L.. Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em matemática em Feira de Santana (1970-1991). Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História em Ciências) – Universidade Federal da Bahia, São Paulo, 2017.
GIOVANNI, J. R. et al. Matemática fundamental. São Paulo. FTD, 1994.
GUELLI, C. A., IEZZI, G.; DOLCE, O. Conjuntos, relações, funções, inequações. São Paulo: Editora Moderna, [199-?].
GIOVANNI, J. R. et al. Matemática fundamental. São Paulo. FTD, 1994.
IEZZI, G. et al. Fundamentos de matemática elementar. 3. ed. São Paulo: Atual Editora, 1998.
LANDO, J. C.. Práticas, inovações, experimentações e competências pedagógicas das professoras de matemática no Colégio de Aplicação da Universidade da Bahia (1949-1976). 2012. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
LIMA, E.L. et al. A Matemática no Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM, 1997. (Coleção Professor de Matemática).
LIMA, E.L.; CARVALHO, P.C.P. Coordenadas no Plano. Rio de Janeiro: SBM, 1997. (Coleção Professor de Matemática).
LIMA, G. S. S.; BATISTELA, R. F.. Quais dificuldades os alunos apresentam numa disciplina de Pré-Cálculo?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana/BA, 2014.
LIMA, E.B. et al. O Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das tentativas de sua escolarização. Projeto de pesquisa submetido ao Edital da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal - faixa A, 2021.
NÓVOA, A.. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
RESENDE, W. M.. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
RODRIGUES, L. M. D. A.; DÖRR, R. C.; MARÇAL, T. R. D.. Um levantamento sobre a oferta da disciplina Pré-Cálculo em cursos de Licenciatura em Matemática de Instituições Públicas do Centro-Oeste Brasileiro. Paradigma, Ribeirão Preto/SP, v. XLIII, n.1, p. 245-272, ene. 2022. http://dx.doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171
UEFS [UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA]. Resolução CONSU n. 03, de 30 de outubro de 1986. Autoriza o funcionamento do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana. .In: UEFS [UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA]. Catálogo: Resoluções internas e externas sobre o curso de Licenciatura em Matemática, portaria para implantação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática e o Edital de abertura de inscrição do vestibular. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 1991.
UEFS [UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA]. Catálogo: Resoluções internas e externas sobre o curso de Licenciatura em Matemática, portaria para implantação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática e o Edital de abertura de inscrição do vestibular. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 1991.
UEFS [UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA]. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, [2003?].
VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas-RS, v.20 n.3 p.377-385 maio/jun. 2018.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 293 PDF (Português (Brasil)) downloads: 188