ZONA RURAL E URBANA: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA DÉCADA DE 1970
Keywords:
Planejamento Curricular, Problemas aritméticos, Zona RuralAbstract
O presente estudo objetivou analisar a parte de Matemática de duas obras produzidas pela expert Henrietta Dyminski Arruda na década de 1970 no estado do Paraná em co-autoria com outras áreas. Ambos têm o intuito de nortear professores da rede pública do estado do Paraná, através de orientações metodológicas para auxiliar na execução dos novos programas de ensino, propostos pela modernização e implementação do ensino da época. Nesta pesquisa inicial, a análise voltou-se para o uso de problemas aritméticos. Como resultado preliminar, concluiu-se que os termos e a linguagem adotados no material pedagógico voltado para as escolas rurais e distritos não se diferenciam dos utilizados nas demais escolas. O status dos problemas ora aparece como ferramenta e mecanismo de verificação da aprendizagem, mas também há movimentos para que se tornem um saber a ser ensinado na formação de professores.
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