INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]

Authors

Keywords:

Mato Grosso, Matemática a Ensinar, Regulamentos

Abstract

Esta investigação refere-se a pesquisa de doutorado em andamento a qual discute os saberes profissionais de professores que atuaram no ensino secundário. Desse modo, este artigo se orienta pela seguinte questão: “que matemática a ensinar está evidenciada nos programas de ensino e em regulamentos para o Liceu Cuiabano entre 1896 e 1926?” Nos apoiando nos estudos sócio-históricos direcionado pela discussão dos saberes profissionais de professores (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017) e matemática do ensino (VALENTE, 2021), apresentamos os primeiros encaminhamentos de análises de fontes documentais depositadas em acervos digitais, no arquivo público do estado de Mato Grosso e no próprio Liceu Cuiabano. As conjecturas dos resultados, ao interpretar a matemática nos documentos oficiais, nos mostra indícios de uma matemática a ensinar que foi mobilizada como um saber próprio do docente que ensinou matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Vieira Ramalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática (UFMS)

Edilene Simões Costa dos Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasíl (UNB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

References

ALMEIDA, A. F. de. Processos e dinâmicas de produção de novas matemáticas para o ensino e para a formação de professores: a expertise de Lydia Lamparelli, São Paulo (1961-1985). Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, SP, 2021..

BRITEZ, A. E. A representação da educação secundária em Campo Grande nas fontes da historiografia regional e memorialista (1920-1960). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2014..

BORG, S. Identité curriculaire du français sur objectifs universitaires. Approches linguistiques, didactiques et éducatives. Synergies Monde, v. 8, n. 1,p. 43-57, 2011.

CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora. Trad. de Maria Manuela Galhardo, 2002

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. V. p. 113 - 172.2017.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. 2001. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279>. Acesso em: 30 de abril de 2023.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920) (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, S.P, 2019.

MARCILIO, H. História do ensino em Mato Grosso. Cuiabá: Publicação da Secretária de Educação, Cultura e Saúde do Estado, 1963.

MATO GROSSO. Decreto n. 10, 07 de novembro de 1891. Arquivo Público de Mato Grosso

MATO GROSSO. Decreto n. 139 de 2 de janeiro de 1903. Arquivo Público de Mato Grosso.

MATO GROSSO. Decreto n. 296 de 13 de janeiro de 1912. Arquivo Público de Mato Grosso

MATO GROSSO. Decreto n. 417 de 11 de janeiro de 1916. Arquivo Público de Mato Grosso

MATO GROSSO. Decreto n. 735, de 11 de junho de 1926. Arquivo Público de Mato Grosso.

MATO GROSSO. Decreto n. 68, de 20 de junho de 1896. Arquivo Público de Mato Grosso.

MORAIS, R. S.; BERTINI, L. F.; VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.1ª ed., 2021.

OLIVEIRA, S. S. D. Implantação e organização do curso ginasial no Sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. 2014.

OLIVEIRA, M. G. A matemática para ingresso no magistério primário em Mato Grosso (1908-1910). Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade de Cuiabá. Cuiabá. MT. 2019.

ROCHA, M. P. O ensino secundário no sul do estado de Mato Grosso no contexto das reformas educacionais: o Ginásio Osvaldo Cruz (1927-1949). 2010.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. 2010.

SÁ, N. P.; SIQUEIRA, E. M. (Org.). Leis e Regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas, SP: Autores Associados; SBHE, 2000.

SANTOS, V. C. M. A matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, S.P. 2003.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.

VALENTE, W. R. A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas. Jornal Internacional de estudos em Educação Matemática, 2021.

VALENTE, W. R. História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. Rematec. v. 15, n. 36, 2020.

VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da Matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 12, n. 2, 2019.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, v.2.n. 2, p. 28-49, UFSC, 2007.

Published

2023-04-13

Métricas


Visualizações do artigo: 96     pdf (Português (Brasil)) downloads: 45

How to Cite

RAMALHO, L. V.; COSTA, E. S. C. dos. INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/235. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais