INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]
Palabras clave:
Mato Grosso, Matemática a Ensinar, RegulamentosResumen
Esta investigação refere-se a pesquisa de doutorado em andamento a qual discute os saberes profissionais de professores que atuaram no ensino secundário. Desse modo, este artigo se orienta pela seguinte questão: “que matemática a ensinar está evidenciada nos programas de ensino e em regulamentos para o Liceu Cuiabano entre 1896 e 1926?” Nos apoiando nos estudos sócio-históricos direcionado pela discussão dos saberes profissionais de professores (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017) e matemática do ensino (VALENTE, 2021), apresentamos os primeiros encaminhamentos de análises de fontes documentais depositadas em acervos digitais, no arquivo público do estado de Mato Grosso e no próprio Liceu Cuiabano. As conjecturas dos resultados, ao interpretar a matemática nos documentos oficiais, nos mostra indícios de uma matemática a ensinar que foi mobilizada como um saber próprio do docente que ensinou matemática.
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Citas
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