A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: Revisão sistemática dos estudos sobre as Escolas de Iniciação Agrícola e o seu ensino de matemática

Autores/as

Palabras clave:

Iniciação Agrícola, Ensino de matemática, Ensino Profissional

Resumen

Este estudo analisa pesquisas sobre Escolas de Iniciação Agrícola (EIA) e o ensino de matemática nessas escolas, no período de 2006 a 2022. Foi realizada uma revisão sistemática, com base em teses e dissertações nacionais. O descritor utilizado para a busca foi "Iniciação Agrícola". As buscas foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 17 estudos. Os critérios de inclusão foram: a) teses e dissertações indexadas na BDTD e/ou no catálogo da CAPES, no período de 2006 a 2022; b) estudos que abordaram Iniciação Agrícola. Os critérios de exclusão foram: a) teses e dissertações não relacionadas à iniciação agrícola; b) dissertações e teses repetidas nas bases de dados. Os resultados revelaram quatro estudos sobre as EIA, que, apesar de contribuírem para a compreensão histórica dessas instituições, não problematizaram especificamente as particularidades do ensino presente nessas escolas, ressaltando a importância de novas pesquisas sobre o tema.


O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/108

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na modalidade de Doutorado Interinstitucional (DINTER), parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Professora do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira (IFC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Citas

BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962. Acesso em: 07 dez. 2021.

BARBARESCO, C. S. A Leitura e Escrita do passado do Ensino Profissional Técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 221–238, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/480. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Decreto-Lei n. 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola.

Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/8/1946, p. 12019.

BRASIL. Decreto n. 22.470, de 20 de janeiro de 1947. Fixa a rede de estabelecimento de ensino agrícola no território nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/1/1947, p.1148.

CASTRO, F. C.; COSTA, D. A. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL: um olhar para a Educação Profissional Técnica Agrícola (1954-1962). In: XX Seminário Temático Internacional, 2022, Osasco. Anais do XX Seminário Temático Internacional. Osasco: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, 2022.

CHARTIER, R. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.

COUTINHO, E. G. Capitalismo tardio e educação profissional: as escolas agrotécnicas federais mineiras de Barbacena, Rio Pomba e Uberlândia (1940-1970). 2012. 377 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2012.

GÜTTSCHOW, G. G. Escola de Iniciação Agrícola de Araquari - SC: criação, currículos e formação profissional (1954-1967). 2018. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário Estatístico do Brasil, 1946. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, v.7, 1947. 533 p. Acesso: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/singlepage/index.php?pubcod=10020585&parte=1.Acesso em: 10 dez. 2021.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-46, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 10 dez. 2021.

MACHADO, M. V. O. Catálogo seletivo de fotografias da Escola de Iniciação Agrícola General Vargas 1954 /1985 - São Vicente do Sul - RS. 2017. Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. RS.

MINEIRO, E. C. G. M. De Escola de Iniciação Agrícola de Salinas a Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas: um estudo de caso. 2017. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2017.

PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. In: Seminário de História da Matemática. 7, 2007, Guarapuava, Anais..., Guarapuava: Brasil, Universidade do Centro-Oeste, p. 109-127.

SAMPAIO, R. F. MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2007. São Carlos, 11, (1), 83-89. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Acesso em: 28 fev. 2023.

SILVA NETO, O. A caracterização de uma aritmética industrial para o ensino industrial e técnico brasileiro (1942-1968). 2021. 233f. Tese (Doutorado Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230703. Acesso em: 01 fev. 2022.

SOARES, L. E. S. Escola de iniciação agrícola "Gustavo Dutra": o poder disciplinar no contexto do ensino agrícola de Mato Grosso.' 01/03/2007 86 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica: contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas. v. 21, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161. Acesso em: 15 dez. 2021.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, Florianópolis, UFSC, v. 2.2, n.1, p.28-49, 2007.

Publicado

2023-04-03

Métricas


Visualizações do artigo: 133    

Cómo citar

CASTRO, F. C. de; COSTA, D. A. da. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: Revisão sistemática dos estudos sobre as Escolas de Iniciação Agrícola e o seu ensino de matemática . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/185. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3