ARQUIVOS PESSOAIS E SUA (TRANS)FORMAÇÃO EM ARQUIVOS DIGITAIS: uma reflexão necessária

Autores/as

Palabras clave:

História Digital, Humanidades Digitais, Curadoria, História da educação matemática, Educação Matemática, Plataforma digital on line

Resumen

O presente trabalho busca tratar as questões relacionadas aos arquivos pessoais, que podem ser transformados em arquivos digitais. Para isso, apoia-se no contexto da História Digital, Curadoria digital e Humanidades Digitais relacionada à História da educação matemática (Hem). Busca-se elucidar a questão “Como tratar os arquivos pessoais formados originariamente por documentos físicos para que se tornem arquivos digitais, acessíveis a toda uma comunidade?” Como resultado, tem-se que é necessário verificar a infraestrutura, interface e design, funcionalidades sociais e notificação, nos procedimentos de curar e preservar os arquivos, buscando a preservação e autenticidade dos arquivos, priorizando a qualidade da informação que tenha sido produzida, e sua integridade, quanto à origem. 

 

O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em:

https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/97

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Instituição Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra pelo mesmo programa. Licenciada em Matemática (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Citas

ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português, Ler História [Online], n. 69, 2016. Disponível em: http://journals.openedition.org/lerhistoria/2496 . Acesso em: 27 fev. 2023.

ARQUIVO NACIONAL, Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p. Disponível em: http://arquivos.uff.br/glossario-de-terminologia-arquivistica/. Acesso em: 31 maio 2023.

BARROS, J. D. História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 2006. 198 p.

BÖHMERWALD, P. Uma proposta metodológica para avaliação de bibliotecas digitais: usabilidade e comportamento de busca por informação na Biblioteca Digital da Puc-Minas. Ciência da Informação (Impresso), v. 34, p. 95-103, 2005.

BRASIL. Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. 08 jan. 1991. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm. Acesso em: 07 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm Acesso em: 07 mar. 2023.

BURTON, O. V. American Digital History. Social Science Computer Review, v. 23, n. 2. Social Science Computing Association - North Carolina State University, p. 206-220, 2005. https://doi.org/10.1177/0894439304273317.

DIGITAL CURATION CENTRE (DCC). The value of digital curation. 2023. Disponível em: http://www.dcc.ac.uk/digital-curation . Acesso em: 01 mar. 2023.

GREGORIO, J. M. C.; COSTA. D. A. As relações da História Digital com Pesquisas em História da Educação Matemática. RELPE – Revista Leituras em Pedagogia e Educação. Arraias (TO), v. 6, n.2, p. 147, e-ISSN: 2447-6293, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14963. Acesso em: 5 abr. 2023.

HEYMANN, L. Q. Indivíduo, Memória e Resíduo. Uma reflexão sobre Arquivos Pessoais e o caso Filinto Muller. Estudos Históricos. Vol. 10, nº 19, CPDOC-FGV, Rio de Janeiro, 1997.

LUCCHESI, A. Conversas na ante-sala da Academia: O presente, a oralidade e a História Pública Digital. História Oral, v. 17, n. 1, p. 39–69. 2014. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/341. Acesso em: 14 fev. 2023.

MARTINS, D. L.; SILVA, M. F. Critérios de avaliação para sistemas de bibliotecas digitais: uma proposta de novas dimensões analíticas. Incid: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 100-121, 20 abr. 2017. Universidade de São Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p100-121.

MOLINA, L. G.; SANTOS, J. C. dos. Curadoria Digital: novos suportes documentais e a preservação da memória. Prisma.Com, [S.L.], n. 38, p. 82-101, 2019. Universidade do Porto, Faculdade de Letras. http://dx.doi.org/10.21747/16463153/38c1.

NICODEMO, T. L; ROTA, A. R.; MARINO, I. K. Introdução: das humanidades digitais à história digital. In: NICODEMO, T. L. Caminhos da história digital no Brasil. Vitória, ES: Milfontes, 2022.

PALMA, J. L. et al. Avaliação de repositórios institucionais: proposta de padronização de critérios. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DAS REGIÕES SUDESTE, CENTRO-OESTE E SUL (V EREBD), 5., 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2018. p. 1-15.

PIMENTA, R. M. Os Objetos Técnicos e seus papéis no horizonte das Humanidades Digitais: um caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 2, p. 33, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/viewFile/20/7147. Acesso em: 03 mar. 2023.

PIMENTA, R. M. Por que Humanidades Digitais na Ciência da Informação? Perspectivas pregressas e futuras de uma prática transdisciplinar comum. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 30, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/52122 . Acesso em: 2 mar. 2023.

ROCHA, J. M. Imprensa, internet e história: a produção da notícia em impressos e cibermeios de Dourados. 230f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS: UFGD, 2020. Disponível em: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2020/12/Tese-Jose-Milton-Rocha.pdf. Acesso 10 fev. 2023.

SANTOS, T. N. C. Curadoria digital e preservação digital: cruzamentos conceituais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 450–464, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i3.8646336. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646336. Acesso em: 5 mar. 2023.

SANTOS, R. L. A vida através dos papeis guardados: construção de memórias e narrativas históricas através dos acervos pessoais. Mouseion, [S.L.], n. 29, p. 295, 27 abr. 2018. Centro Universitario La Salle - UNILASALLE. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i29.4264.

SAYÃO, L. F. Afinal, o que é biblioteca digital. Revista USP, v. 80, p. 6-17, 2009.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Curadoria digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Informação & Sociedade: Estudos, v. 22, n. 3, 22 out. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12224. Acesso em 01 fev. 2023.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2, n.1, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso em: 01 jun. 2023.

Publicado

2023-04-03

Métricas


Visualizações do artigo: 116    

Cómo citar

GREGORIO, J. M. da C.; COSTA, D. A. da. ARQUIVOS PESSOAIS E SUA (TRANS)FORMAÇÃO EM ARQUIVOS DIGITAIS: uma reflexão necessária. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/209. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>