UMA GEOMETRIA DO ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA MATO-GROSSENSE (1890-1930)
Palabras clave:
Mato Grosso; Documentos oficiais; Geometria do ensino.Resumen
Neste trabalho, é examinada a produção relativa às orientações para o ensino de geometria em documentos oficiais do Estado de Mato Grosso no período compreendido entre 1890-1930. Para alcançarmos tal objetivo, apoiamo-nos no seguinte questionamento: Que geometria era recomendada para escola pública de Mato Grosso no período da pedagogia intuitiva? A análise dos dados permitiu constatar que organização didático Pedagógica foi lentamente se transformando pelos regulamentos que foram expedidos na primeira república, que se coloca uma nova proposta própria dos tempos intuitivos, indicando a necessidade de outros saberes aos professores para se ensinar a geometria euclidiana (objeto de ensino). A geometria do ensino ganha formas próximas à vida cotidiana, por situações vivenciadas na escola e fora dela, em uma marcha do concreto para o abstrato que pode ser analítica/sintética. A pedagogia intuitiva traz mudanças na finalidade da escola, em que se vê mudanças no papel da escola, do professor e do aluno com vistas a buscar um saber útil e vinculado à vida cotidiana.
Descargas
Citas
BERTINI, L.F.; MORAIS, R.S.; VALENTE, W.R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990
HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017
JACOMELLI, Mara R.M. A Instituição Pública primária em Mato Grosso na primeira República: 1891–1927. Campinas/SP: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Dissertação (Mestrado), 1998.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: SBHE, n. 1, p. 9-43, 2001
LEME DA SILVA, Maria Celia. Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
SALES, Klinton Pinheiro. Uma geometria do ensino na escola primária mato-grossense (1890-1930): 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. REAMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 164-174, 2020. DOI:<10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307>. Disponível em:<http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/307>. Acesso em: 2 jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
VALENTE, WAGNER RODRIGUES & BERTINI, LUCIANE DE FATIMA (Orgs). A matemática do ensino: uma história do saber profissional 1870-1960. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, Vol. 1, 2022, 241p.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 34