ESTUDO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PEDAGOGOS EM SERVIÇO

Autores/as

Palabras clave:

Pedagogia, Metodologia de ensino, Educação Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Mometti, Faculdade de Educação/USP

 

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canadá). Pesquisador associado do EDILab, Gina Cody School of Engineering and Computer Science, Montreal, Québec, Canadá.

Citas

ALVESSON, M.; SKÖLDEBERG, K. Reflexive Methodology: new vistas for qualitative research. London: Sage publications, 2009.

ANTUNES, M. M. O.; DOS REIS, E. G. A. A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas. Devir Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–23, 2021. DOI: 10.30905/rde.v5i1.327. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327. Acesso em: 10 Jan. 2024.

ARCE, A. A formação de professores sob a ótica construtivista: primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, NEWTON. Sobre o construtivismo: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Editora Autores Associados, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Revista Educação Matemática e Pesquisa. Vol.8, n°1. 2006. São Paulo. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/545. Acesso em: 10 Jan. 2024.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH e Artmed, 2010.

PÊCHEUX, M. Análise do discurso. 4 ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

ROCHA, F. S. M.; LOSS, T.; ALMEIDA, B. L. C.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da COVID-19. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: Acesso em: 10 Jan. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 71     PDF (Português (Brasil)) downloads: 22

Cómo citar

MOMETTI, C. ESTUDO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PEDAGOGOS EM SERVIÇO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/355. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.