A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES NO PROJETO HAPRONT (1976)

Autores/as

Palabras clave:

Matemática do Ensino, Frações equivalentes, Projeto HAPRONT

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Nierri, UFPR

 

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado Tupãssi, Paraná, Brasil. Avenida Memória, 357, Paraná, Brasil,

Barbara Winiarski Diesel Novaes , UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, Toledo, Paraná, Brasil. Rua Cristo Rei, 19, UTFPR, Vila Becker, Toledo, Paraná, Brasil, CEP: 85902-490.

Citas

BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. 1.ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no Estado do paraná ao tempo do Movimento da Matemática Moderna – 1961 a 1982. 2013. 212f. Tese de Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

MARTINS, Clélia Tavares. Operando com números fracionários. Projeto HAPRONT, módulo 9.4. Paraná: Coordenação Central Curitiba: MEC/DEF/SEEC/CETEPAR, 1976.

MORAIS, Rosilda dos Santos; BERTINI, Luciane de Fatima; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

PARANÁ. Relatório HAPRONT I – Paraná Coordenação Central Curitiba: 1976-1979 MEC/DEF/SEEC/CETEPAR, 1979.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para o educador matemático. In: Hofstetter, R., & Valente, W. R. (Org.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 201-226, 2017.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF (Português (Brasil)) downloads: 32

Cómo citar

NIERRI, A.; NOVAES , B. W. D. A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES NO PROJETO HAPRONT (1976). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/360. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos más leídos del mismo autor/a