ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Transdisciplinaridade, Saberes

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, iremos apresentar primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.

 

O arquivo completo pode ser acessado na revista HISTEMAT, disponível em:  https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Unesp - Rio Claro. Docente do Curso de Licenciatura em Matemática e dos Programas de Pós -Graduação em Educação Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris. Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. Documento final do I Congresso Mundial de

Transdisciplinaridade, Arrábida, Portugal, 1994. In: SOMMERMAN, A. Inter ou transdisciplinaridade? da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006 (Anexo I).

D´AMBROSIO, U. As várias dimensões da paz e a sobrevivência da humanidade. THOT, n. 53, 1990, p. 3-12.

D’AMBROSIO, U. Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamentos crítico-filosóficos comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v.1, n. 1, 2005, p. 155-168.

D´AMBROSIO, U. (org.). Declarações dos Fóruns de Ciência e Cultura da UNESCO (Veneza, Vancouver e Belém e a Carta da Transdisciplinaridade), Textos Universitários, Editora da Universidade de Brasília, 1994.

D´AMBROSIO, U. A Declaração de Veneza hoje. Correios Hoje. Ano I, n. 5, jul./ago. 1994, p. 11 – 13.

D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. Goiânia, v.1, n.1, jan./jun, 2011, p. 1–13.

D´AMBROSIO, U. Insubordinação criativa na Educação e na Pesquisa: das disciplinas à transdisciplinaridade. In: beatriz D´Ambrosio, Celi Espasadin Lopes (orgs). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p. 17-49. (Coleção Insubordinação Criativa)

SINTESE DO CONGRESSO DE LOCARNO. Síntese do Documento, 1997. Disponível em http://www.cetrans.com.br/assets/docs/congresso-internacional-locarno.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

WEIL, P.; D´AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos do conhecimento. São Paulo: Summus, 1993.

Publicado

2023-09-14

Métricas


Visualizações do artigo: 124    

Como Citar

PEREIRA, P. S.; VALENTE, W. R. ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/258. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)