UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930

Autores

Palavras-chave:

Ensino Ginasial, Ensino de Álgebra, Ginásio, Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer alguns elementos da pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo caracterizar o ensino de álgebra no Ginásio Municipal de Campo Grande na década de 1930, por meio da análise de livros adotados nesta instituição. Para tanto, buscou-se aporte em Burke (2008, 2016), Chervel (1990), Julia (2012), Lopes e Macedo (2014), Hofstetter e Schneuwly (2017). Neste artigo utilizou-se como fonte o livro didático do professor Jácomo Stávale, adotado pelo ginásio para a primeira série ginasial. Como resultados iniciais, pode-se inferir que as ideias iniciais da álgebra são exploradas pelo autor nas atividades ao utilizar a letra para indicar um valor que pode ser encontrado por meio da aplicação de operações aritméticas, ainda, o autor defende o uso do método dedutivo com os alunos do primeiro ano ginasial. Pode-se inferir que um embrião da resolução de equações já é apresentado no livro do professor Stávale.

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Biografia do Autor

Adriano da Fonseca Melo, Secretaria Municipal de Educação - Campo Grande

Doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

MELO, A. da F. .; SANTOS, E. S. C. dos . UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/94. Acesso em: 3 dez. 2024.

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