UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE EM 1930
Palabras clave:
Ensino Ginasial, Ensino de Álgebra, Ginásio, MatemáticaResumen
O presente artigo tem por objetivo trazer alguns elementos da pesquisa em desenvolvimento que tem por objetivo caracterizar o ensino de álgebra no Ginásio Municipal de Campo Grande na década de 1930, por meio da análise de livros adotados nesta instituição. Para tanto, buscou-se aporte em Burke (2008, 2016), Chervel (1990), Julia (2012), Lopes e Macedo (2014), Hofstetter e Schneuwly (2017). Neste artigo utilizou-se como fonte o livro didático do professor Jácomo Stávale, adotado pelo ginásio para a primeira série ginasial. Como resultados iniciais, pode-se inferir que as ideias iniciais da álgebra são exploradas pelo autor nas atividades ao utilizar a letra para indicar um valor que pode ser encontrado por meio da aplicação de operações aritméticas, ainda, o autor defende o uso do método dedutivo com os alunos do primeiro ano ginasial. Pode-se inferir que um embrião da resolução de equações já é apresentado no livro do professor Stávale.
Descargas
Citas
BRASIL, Decreto n. 16782-A, de 13 jan. 1925. Estabelece o concurso da União para a difusão do ensino primário, organiza o Departamento Nacional de Ensino, reforma o ensino secundário e o superior e dá outras providências. Diário Oficial da União.6fev. 1925, seção1, p. 8541. Disponível em:http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-16782-a-13-janeiro-1925-517461-publicacaooriginal-1-pe.html.Acesso em 9 de abril de 2021.
BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.
BRASIL. Decreto nº 21.241, de 4 de abril de 1932. Consolida as disposições sobre a organização do ensino secundário e dá outras providências. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.
BRASIL. Decreto nº 23.697, de 2 de Janeiro de 1934. Confere inspeção permanente ao Ginásio Municipal de Campo Grande, Estado de Mato Grosso. Câmara dos Deputados, Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/19301939/decreto-23697-2-janeiro-1934-508401-norma-pe.html. Acesso em: 9 de junho de 2021.
BURKE, Peter. O Que é História Cultural. São Paulo: UNESP, 2008.
____________. O que é história do conhecimento. São Paulo. Editora Unesp. 2016.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, 177-229. Teoria & Educação., p. 177–229, 1990.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Forense Universitária, 1982.
HOFSTETTER, Rita.; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In. HOFSTETTER, Rita ; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1a ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 13 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 686. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=967. Acessado em: 09 de junho de 2021.
JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 19 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 691. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=987. Acessado em: 09 de junho de 2021.
JORNAL DO COMMERCIO, Mappa geral dos exames de admissão. Campo Grande. 20 de dezembro de 1928. Ano 8. N. 692. p. 1. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800597&pasta=ano%20192&pesq=mappa%20geral&pagfis=991. Acessado em: 09 de junho de 2021.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9–43, 2012.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez Editora e Livraria Ltda, 2014.
MONTEIRO, Luiz Henrique Jacy. Elementos de álgebra. Livro Tecnico e Cientifico, 1969.
ROCHA, Ivone Lemos da. Álgebra para resolver problemas: as propostas de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910. 2019. 105f. Tese de Doutorado. Dissertação. Mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência–Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. 2019.
ROCHA, Marcelo Pereira. O ensino secundário no sul do estado de Mato Grosso no contexto das reformas educacionais: o Ginásio Osvaldo Cruz (1927-1949). Tese de Doutorado. Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2010.
STÁVALE, Jácomo. Primeiro Ano de Matemática: para o primeiro ano dos cursos ginasiais seriados e dos cursos fundamentais. 17ª ed. São Paulo. 1941. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135739. Acessado em: 08 de setembro de 2021.
URSINI, Sonia et al. Ensino de álgebra elementar: uma proposta alternativa. Trillas, 2005.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O Nascimento da Matemática do Ginásio. São Paulo. Annablume. Fapesp. 2004.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 148 PDF (Português (Brasil)) downloads: 127