GESTAR II – ARQUIVOS ESCOLARES E PESSOAIS COMO FONTES DE PESQUISA

Autores/as

Palabras clave:

Arquivos Escolares, Narrativa, Educação Matemática

Resumen

A pesquisa em fase de desenvolvimento tece considerações sobre a vertente histórico-cultural na perspectiva da educação matemática com viés na análise de arquivos escolares e pessoais originados no Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (GESTAR II). A articulação teórica fundamentar-se-á nos aportes de historiadores e autores como De Certeau (2000), Julia (2001),  Ferraço (2018) e Paulilo (2019) dentre outros que garantem o amálgama epistemológico da História Cultural e apoia-se na narrativa como abordagem metodológica que estrutura e permeia o trabalho, ao desvelar elementos intrínsecos à  educação matemática e o papel da relevância dos arquivos escolares e pessoais como fontes de pesquisa, aplicados no curso de formação continuada de professores em exercício que ministram aulas de matemática nos Anos Finais.

 

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Biografía del autor/a

Francisco de Assis da Silva Valente, Universidade de Cuiabá

Mestrando do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professor da Rede Estadual de Mato Grosso (SEDUC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá,  Mato Grosso, Brasil.

Citas

DE CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FERRAÇO, C.E., SOARES, M.C.S., AND ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, 109p. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575115176 . Acesso em 20 jan. 2023.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá/PR, V. 1, n. 1, p. 9-43, jan/jun, 2001. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195 . Acesso em: 15 jan. 2023.

MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá/PR, v.5, n.10, p.75-99, jul./dez. 2005. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/40/40 . Acesso em: 15 jan. 2023.

PAULILO, A. L. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá/PR, v. 19, p.01-24, jan/mar.2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/pQmNGpn7Qq6shHzBrQ4hWQQ. Acesso em: 15 jan. 2023.

Publicado

2023-04-06

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Cómo citar

VALENTE, F. de A. da S.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. GESTAR II – ARQUIVOS ESCOLARES E PESSOAIS COMO FONTES DE PESQUISA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/224. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais