FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- PORTO NACIONAL/TO (1904-1950): Saberes e Práticas

Autores

Palavras-chave:

Formação, Saberes, Práticas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albano Dias Pereira Filho, IFTO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera (UNIAN). Professor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Ketlim Jaciara Vieira Aguiar , IFTO

Graduanda em Pedagogia pelo Instituição Federal do Tocantins (IFTO). 

Ana Luiza Melquíades Glória , IFTO

Graduanda em Pedagogia pelo Instituição Federal do Tocantins (IFTO).

Referências

BORER V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER; VALENTE, W. R. (Orgs.), Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Livraria da Física, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (6ª ed.). São Paulo: Atlas, 2019.

HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: W. R. VALENTE, (Org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores São Paulo, SP: L F Editorial, 2020.

LOPES, Kênya Maria Vieira. Percurso formativo e profissional de docentes licenciados em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. 2022. 267f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2022.

PEREIRA FILHO, Albano Dias. Formação continuada de professores do ensino médio para uma aula investigativa sobre probabilidade. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 3     PDF downloads: 3

Como Citar

VIEIRA LOPES, K. M.; DIAS PEREIRA FILHO, A.; JACIARA VIEIRA AGUIAR , K.; MELQUÍADES GLÓRIA , A. L. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- PORTO NACIONAL/TO (1904-1950): Saberes e Práticas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/275. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.