FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- PORTO NACIONAL/TO (1904-1950): Saberes e Práticas

Autores

Palavras-chave:

Formação, Saberes, Práticas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kenya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professora no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5930-5464. E-mail: kenya@ifto.edu.br  

Albano Dias Pereira Filho, IFTO

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera (UNIAN). Professor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Ketlim Jaciara Vieira Aguiar , IFTO

Graduanda em Pedagogia pelo Instituição Federal do Tocantins (IFTO). 

Ana Luiza Melquíades Glória , IFTO

Graduanda em Pedagogia pelo Instituição Federal do Tocantins (IFTO).

Referências

BORER V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER; VALENTE, W. R. (Orgs.), Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. Profissionalização e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: W. R. VALENTE, (Org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores São Paulo, SP: L F Editorial, 2020.

LOPES, Kênya Maria Vieira. Percurso formativo e profissional de docentes licenciados em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. 2022. 267f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2022.

PEREIRA FILHO, Albano Dias. Formação continuada de professores do ensino médio para uma aula investigativa sobre probabilidade. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.

REIS, Elizabeth Martins. Histórico do Colégio Sagrado Coração de Jesus 1ª ed. – Porto Nacional (TO): Colégio Sagrado Coração de Jesus, 2021.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 39

Como Citar

VIEIRA LOPES, K. M.; DIAS PEREIRA FILHO, A.; JACIARA VIEIRA AGUIAR , K.; MELQUÍADES GLÓRIA , A. L. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- PORTO NACIONAL/TO (1904-1950): Saberes e Práticas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/275. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.