PLATAFORMAS DIGITAIS ONLINE: divulgação de pesquisas acadêmicas
Keywords:
Campo Científico, Mato Grosso do Sul, Educação MatemáticaAbstract
Este artigo tem por objetivo principal discutir a divulgação científica, mais especificamente de teses e dissertações, em plataformas digitais brasileiras. Isto posto, apresentamos como exemplo os procedimentos metodológicos da tese de doutorado, ainda em elaboração, do primeiro autor desta comunicação sob orientação do segundo, e alguns resultados obtidos. A referida tese defende uma análise de aspectos do campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir de pesquisas stricto sensu acadêmicas na área em questão defendidas no período de 1990 a 2020. Para isso, utilizou-se, de forma indispensável, as bases de dados digitais online para coletar os trabalhos que iriam compor o corpus de análise empírica desta investigação. Como resultado, apresentamos reflexões sobre as contribuições que as plataformas digitais online tiveram para elaboração da nossa pesquisa e para a divulgação do campo científico, em especial, da Educação Matemática.
O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/559
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028 – Informação de documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/images/abnt-nbr-6028-2003-resumo.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Tradução por André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 160p.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001a.
BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2001b.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 fev. 2023.
DOS SANTOS, R. M; FIORENTINI, D. Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 01-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5207/4697. Acesso em: 24 fev. 2023.
FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática. O caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. 1994. 425f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 1994. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78833. Acesso em: 24 fev. 2024.
VALLE, I. R. (2018). Sociologia histórica ou história sociológica? Diálogos a partir de Pierre Bourdieu Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, abr/jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7502/pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 120