PLATAFORMAS DIGITAIS ONLINE: divulgação de pesquisas acadêmicas

Autores/as

Palabras clave:

Campo Científico, Mato Grosso do Sul, Educação Matemática

Resumen

Este artigo tem por objetivo principal discutir a divulgação científica, mais especificamente de teses e dissertações, em plataformas digitais brasileiras. Isto posto, apresentamos como exemplo os procedimentos metodológicos da tese de doutorado, ainda em elaboração, do primeiro autor desta comunicação sob orientação do segundo, e alguns resultados obtidos. A referida tese defende uma análise de aspectos do campo científico da Educação Matemática no Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir de pesquisas stricto sensu acadêmicas na área em questão defendidas no período de 1990 a 2020. Para isso, utilizou-se, de forma indispensável, as bases de dados digitais online para coletar os trabalhos que iriam compor o corpus de análise empírica desta investigação.  Como resultado, apresentamos reflexões sobre as contribuições que as plataformas digitais online tiveram para elaboração da nossa pesquisa e para a divulgação do campo científico, em especial, da Educação Matemática.

 

O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/559

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília; Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028 – Informação de documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/images/abnt-nbr-6028-2003-resumo.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Tradução por André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 160p.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001a.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2001b.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 fev. 2023.

DOS SANTOS, R. M; FIORENTINI, D. Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 01-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5207/4697. Acesso em: 24 fev. 2023.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática. O caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. 1994. 425f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 1994. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/78833. Acesso em: 24 fev. 2024.

VALLE, I. R. (2018). Sociologia histórica ou história sociológica? Diálogos a partir de Pierre Bourdieu Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, abr/jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7502/pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

Publicado

2023-04-01

Métricas


Visualizações do artigo: 120    

Cómo citar

LEITE, K. da F. V. C.; SANTOS, E. S. C. dos. PLATAFORMAS DIGITAIS ONLINE: divulgação de pesquisas acadêmicas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/191. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>