HISTÓRIA DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

História da Matemática, Educação Matemática, , Formação de Professores

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELIZABETH MAGALHÃES DE OLIVEIRA, UNIFESP GUARULHOS

Doutoranda da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Guarulhos,2024), Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Guarulhos (UNG, Guarulhos,1998), Mestrado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, S.B.C, 2006) E-mail: elizabeth.magalhaes@unifesp.br  ORCID iD: https://orcid.org/0009-0000-1754-2576 CV: https://lattes.cnpq.br/5918962055693055

Ruan Vitor Pereira Soares, IFSP Instituto Federal de São Paulo

Graduando em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Cubatão. Bolsista PIBIC/CNPq de Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado "O lugar da avaliação nas Licenciaturas em Letras do IFSP", sob orientação da Profa. Dra. Marta Fernandes Garcia.

Citas

ARAGÃO, M. J. História da matemática. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.

BAVARESCO, P. R., TACCA, Daine Paula (2016). Multiculturalismo e diversidade cultural: uma reflexão. Unoesc & Ciência-ACHS, 7(1), 61-68. Disponível em https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8511, acesso em janeiro/2024

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 Acesso em janeiro/2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em janeiro/2024.

COBIANCHI, A. S. Continuidade e Números Reais: Descobertas e Justificativas de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande v. 3, n. 5, p. 163-173, jan.-jun. 2010.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Programa Nova Stella Ciência em Debate, TVPUC, 2012. Entrevista concedida a José Luiz Goldfarb (12 de abr. de 2012). Disponível em https://youtu.be/34IFUumjBTQ; acesso em 30 mar. 2022.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.

REIS, M. F. de C. T. A pesquisa e a produção de conhecimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica, Univesp, 2010. v. 3. (Coleção Caderno de Formação, v. 3, bloco 1, módulo 2, n. 5). 200p.

SILVA, F. de C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar em revista, n. 28, p. 201-216, 2006.

SILVA, O. H. M. da. Tópicos especiais de história da física e da matemática e de seu ensino. Curitiba: Contentus, 2020.

VALENTE, W. R. História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 164–174, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88. Acesso em: 29 ago. 2023.

VALENTE, W. R. O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 939-953, 2013.

ZANARDINI, R. A. D. Um breve olhar sobre a história da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 103     PDF (Português (Brasil)) downloads: 54

Cómo citar

MAGALHÃES DE OLIVEIRA, E.; VITOR PEREIRA SOARES, R. HISTÓRIA DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/277. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.